Promessas e medalhistas em mundiais paralímpicos se encontram na próxima semana no Circuito Caixa Loterias HOME / DESTAQUE HOME, NOTÍCIAS / PROMESSAS E MEDALHISTAS EM MUN ... 16 MAIO 2014   0   0 Graziella Batista/CPB/MPIX

Na foto, Márcia Menezes durante Mundial de Halterofilismo, em Dubai

O Rio de Janeiro recebe, a partir da próxima sexta-feira, 23, a etapa Rio-Sul do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Natação e Halterofilismo. Ao todo, serão mais de 530 atletas de 13 Estados brasileiros disputando medalhas e índices nos três dias de prova. O evento será realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan).

Para os competidores de atletismo e natação, é a chance de alcançar boas marcas para garantir a participação nas três etapas nacionais, realizadas no segundo semestre. Já para os atletas de halterofilismo, a competição tem caráter nacional, mas também é parte do caminho para poder competir no Circuito de Fortaleza, em novembro, o último e mais importante da temporada nacional.

Enquanto buscam as melhores marcas e medalhas no Circuito, os atletas ainda são observados por treinadores nacionais das modalidades. Tendo em vista os eventos esportivos que serão disputados nos próximos dois anos – como mundiais, Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 e os Jogos Paralímpicos do Rio-2016 -, chamar a atenção de um técnico da seleção pode ajudar o atleta a integrar os grupos destes eventos. “Sempre vamos às etapas regionais e nacionais e pode ter certeza que sempre tem alguém para observar”, garante o técnico-chefe da seleção de atletismo, Ciro Winckler.

Para Felipe Silva, um dos treinadores nacionais da seleção de natação, as etapas regionais são muito importantes para o desenvolvimento do atleta. “A gente vai para observar o nadador. E quando ele chama nossa atenção, conversamos com ele e com o treinador também. Isso para saber como é o treinamento e para trocar informações sobre o atleta. Todos são observados: jovens e adultos. E as informações dos treinadores dos clubes nos ajudam a melhorar o nível da natação”, explica.

A cidade maravilhosa também receberá os melhores atletas do halterofilismo do Brasil durante os três dias de Circuito. A etapa é de nível nacional na modalidade, e é classificatória para a competição mais importante do ano: o Circuito Caixa Loterias em Fortaleza, em novembro.

Entre os competidores está Márcia Menezes. A paranaense fez história em abril ao ser a primeira atleta entre os adultos a conquistar uma medalha em um mundial de halterofilismo. Em Dubai, Emirados Árabes Unidos, Márcia levantou 116kg e alcançou o bronze para o Brasil na categoria até 79kg. No Rio, a medalhista planeja ser mais cautelosa para evitar lesões. “O calendário é cheio e a gente precisa ir com calma. No Rio vou competir mais solta, levantar sem forçar muito para manter a evolução”, explicou a levantadora de peso.

Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa Rio-Sul
Data: 23 a 25 de maio
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Local: CEFAN – Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes
Endereço: Avenida Brasil , 10590 – Penha, Rio de Janeiro

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.