Cevnautas da AMA,
Quem adota a tradução (com crédito) deste resumo para cadastramos no CEV a revista Deaf Studies and Deaf Education?
Motor Development of Deaf Children With and Without Cochlear Implants
Freja Gheysen
Gerrit Loots
Hilde Van Waelvelde
Correspondence should be sent to Gerrit Loots, Faculty of Psychology and Educational Sciences, Vrije Universiteit Brussel (VUB), Pleinlaan 2, 1050 Brussels, Belgium (e-mail: gerrit.loots@vub.ac.be).
Received March 18, 2007.
Revision received September 23, 2007.
Accepted September 26, 2007.
Abstract
The purpose of this study was to investigate the impact of a cochlear implant (CI) on the motor development of deaf children. The study involved 36 mainstreamed deaf children (15 boys, 21 girls; 4- to 12-years old) without any developmental problems. Of these children, 20 had been implanted. Forty-three hearing children constituted a comparison group. Motor development was assessed by three standardized tests: the Movement Assessment Battery for Children, the Körperkoordinationstest für Kinder, and the One-leg standing test. Results showed that the hearing children performed on average significantly better than the deaf children (whether or not using a CI). Regarding the use of a CI, there was only a significant difference on one subtest between both groups, although there was a nonsignificant trend for the deaf +CI group to score somewhat worse on average than the deaf –CI group. This led to some significant differences between the hearing group and the deaf +CI group on measures requiring balance that did not hold for the hearing/deaf –CI comparison. Although this study could demonstrate neither a positive nor a negative impact of CI on balance and motor skills, the data raise the need for further, preferably longitudinal, research.
FONTE: http://jdsde.oxfordjournals.org/content/13/2/215.abstract?sid=e7c13315-bf2c-4aee-a19d-f440a3270ce1
Comentários
Por
Caio Ferraz Cruz
em 18 de Dezembro de 2012 às 17:51.
Desenvolvimento Motor de Crianças Surdas com e sem Implantes Cocleares
Freja Gheysen
Gerrit Loots
Hilde Van Waelvelde
Tradução: Caio Ferraz Cruz
Correspondência para Gerrit Loots, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade Livre de Bruxelas (VUB), Pleinlaan 2, 1050 Brussels, Belgium (e-mail: gerrit.loots@vub.ac.be).
Recebido em 18/03/2007.
Revisão recebida em 23/09/2007.
Aceito em 26/09/2007.
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de um implante coclear (IC) sobre o desenvolvimento motor de crianças surdas. O estudo envolveu 36 crianças surdas incluídas (15 meninos, 21 meninas; de 4 a 12 anos de idade), sem quaisquer problemas de desenvolvimento. Dessas crianças, 20 haviam recebido um IC. Quarenta e três crianças ouvintes formaram o grupo controle. O desenvolvimento motor foi avaliado por três testes padronizados: o teste ABC do Movimento, o teste KTK (Teste de Coordenação Motora para Crianças) e o teste de equilíbrio sobre uma perna. Os resultados mostraram que as crianças ouvintes desempenharam, em média, significativamente melhor que as crianças surdas (usando ou não um IC). Quanto ao uso de um IC, houve apenas uma diferença significativa em um subteste entre os dois grupos, apesar de haver uma tendência não significativa para o grupo de surdos com IC em pontuar um pouco pior, em média, que o grupo de surdos sem IC. Isso conduziu a algumas diferenças significativas entre o grupo de ouvintes e o grupo de surdos com IC em relação às medidas que exigiam equilíbrio, o que não foi válido para a comparação entre ouvintes e surdos sem IC. Embora este estudo não tenha demonstrado um impacto positivo ou negativo do IC no equilíbrio e nas habilidades motoras, os dados sugerem a necessidade de mais pesquisas, preferencialmente longitudinais.
FONTE: http://jdsde.oxfordjournals.org/content/13/2/215.abstract?sid=e7c13315-bf2c-4aee-a19d-f440a3270ce1
Por
Laercio Elias Pereira
em 18 de Dezembro de 2012 às 18:26.
Opa, Caio, Pessoal,
Está no ar, na Biblioteca do CEV:
Desenvolvimento Motor de Crianças Surdas com e Sem Implantes Cocleares
Laercio
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