psi - do Blog do Prof Luzimar Teixeira - Laércio

Atividade Física para Deficientes Auditivos
Publicado no dia 16/12/2009 com o(s) assunto(s) Deficiência Auditiva

Milena Dutra

Professora com alunos: ouvinte e deficiênte auditivo

Segundo o Instituto Nacional de Educação de Surdos:

A deficiência auditiva traz algumas limitações para o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que a audição é essencial para a aquisição da língua oral.

Inicialmente, a surdez interfere no relacionamento da mãe com o filho e cria lacunas nos processos psicológicos de integração de experiências que irão afetar, em maior oumenor grau, a capacidade normal de desenvolvimento do indivíduo.Embora não se tenha uma estatística geral, é grande a incidência de casos de surdez.

O Censo Escolar/2004 computou 62.325 crianças surdas matriculadas nasescolas de todo o país. Esse fato trouxe a necessidade de preparar os professores para atender, de forma adequada, essa população.

O objetivo deste texto é, portanto, fornecer informações básicas sobre a audição,a deficiência e o deficiente auditivo, para facilitar a intervenção do professor de Educação Física, nas turmas onde estiverem incluídos alunos surdos.

Audição:

É o sentido por meio do qual se percebem os sons.O processo normal da audição inicia com a captação de ondas sonoras pela orelha externa e prossegue através da condução dessas ondas pela orelha média. Aochegar à orelha interna, as ondas sonoras são transformadas em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro. No cérebro se dá a decodificação dos sons, o que caracteriza aaudição propriamente dita.

O som possui características que influem na audição. Uma delas é a sua capacidade de se propagar nos meios gasoso, líquido ou sólido. Essa propagação, se dá sob a forma de ondas, provocando uma vibração tal que é capaz de ser transmitida para o cérebro através do ouvido (meio gasoso / ar) e do corpo como umtodo (meio sólido / ossos). Outras características que influenciam diretamente na qualidade da audição são aintensidade e a freqüência. A intensidade é determinada pela amplitude da onda sonora, refere-se ao volume do som e é o que permite distinguir um som forte de um som fraco. É medida emdecibéis (dB).

A freqüência varia de acordo com a quantidade de ondas emitidas em umdeterminado espaço de tempo e é o que faz com que um som seja alto (agudo) ou baixo(grave). É medida em Hertz (Hz) ou Ciclos por Segundo. Assim sendo, a capacidade de ouvir determinados sons vai depender daconjugação entre o grau de perda em decibéis e as freqüências preservadas na orelha interna.

É através do cruzamento dessas duas informações que se obtém o resultado da audiometria, que é o exame que determina o grau de audição das pessoas.

Deficiência Auditiva:

Essa expressão sugere a diminuição ou a ausência da capacidade para ouvirdeterminados sons, devido a fatores que afetem quaisquer das partes do aparelhoauditivo.A Política Nacional de Educação Especial define a deficiência auditiva comosendo a “perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender afala através do ouvido” (BRASIL, 1994).

Essa definição permite concluir que:

1) Existem diferentes graus de perda auditiva;

2) A surdez pode ocorrer em diferentes fases do desenvolvimento;

3) A sua pior conseqüência é a impossibilidade de ouvir a voz humana (fala).

Dependendo da época da instalação da deficiência e do grau da perda auditiva, o indivíduo pode ter dificuldades no relacionamento, na comunicação, na compreensão deconceitos e regras e na apreensão de conhecimentos através dos meios mais comuns (alíngua oral e textos)

No padrão normal de audição, o limiar de audibilidade vai até 25 dB em todas asfreqüências do espectro sonoro (entre 250 e 8000 Hz).

Já a classificação do grau de perda, segundo o Padrão ANSI (1969), é a seguinte:

Audição normal 0 a 25 dB

Deficiência leve 26 a 40 dB

Deficiência moderada 41 a 55 dB

Deficiência acentuada 56 a 70 dB

Deficiência severa 71 a 90 dB

Deficiência profunda Acima de 90 dB

A perda leve permite ouvir os sons, desde que estejam um pouco mais intensos.Na perda moderada há a necessidade de se repetir algumas vezes o que foi dito edificuldade de falar ao telefone, com a possibilidade de troca da palavra ouvida poroutra foneticamente semelhante (pato/gato, cão/não, céu/mel). A perda acentuada nãopermite ouvir o telefone, a campainha e a televisão, tornando necessário o apoio visualpara a compreensão da fala. A perda severa permite escutar sons fortes, como os de caminhão, avião, serra elétrica, mas não permite ouvir a voz humana sem amplificação.Na perda profunda só são audíveis sons graves que produzam vibração (trovão, avião).

Assim sendo, se uma criança já nasce com ou adquire uma surdez severa ou profunda antes de ter acesso à língua oral de sua comunidade, vai ter muitasdificuldades de se integrar ao “mundo dos ouvintes”.Embora seja absolutamente necessário dominar a língua de sua comunidade,mesmo que somente na modalidade escrita, sabe-se que a língua de mais fácil acessopara os surdos é a de sinais. É por meio dela que esses indivíduos constroem suaidentidade e desenvolvem-se nos aspectos afetivo, cognitivo e social.

Logo, faz-senecessário que, desde cedo, a criança surda seja exposta a esta língua e que a família e aescola a utilizem como meio de comunicação e instrução.No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos pela Lei nº. 10.436, de 2002. Apesardisso, em seu parágrafo único, a referida lei reza que a LIBRAS não poderá substituir amodalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, não só é assegurado ao surdo ouso da língua de sinais, como é exigido dos sistemas educacionais o ensino, tanto da LIBRAS, quanto do português escrito.

  Afabeto em libras

A inclusão de crianças surdas na rede regular vaigerar a necessidade do aprendizado da LIBRAS  pelo restante da comunidade escolar. As línguas orais e as de sinais possuem estruturas completamente diferentes -uma é de modalidade oral-auditiva e a outra de modalidades espaço-visual - e a língua oral, principalmente na forma escrita, é muito mais complexa que a de sinais, o quedificulta o seu aprendizado por parte dos surdos que usam a LIBRAS.

No entanto, a experiência tem demonstrado que os surdos que estudam em escolas regulares possuem leitura mais eficiente, o que influencia na escrita e na sua integração com a comunidade.

Atividade Física para Surdos:

A surdez afeta apenas o aparelho auditivo, não trazendo nenhum outro prejuízo,além dos já citados. Desta forma, o desenvolvimento motor de crianças surdas costumaseguir os padrões de normalidade, não havendo, portanto, nenhuma restrição à práticade atividade física. Quando a surdez é acompanhada de outra deficiência ou de algum outro comprometimento, as possíveis restrições estarão relacionadas a esses(s) outro(s)problema(s).

A escolha de atividades físicas para pessoas surdas deve respeitar os mesmoscritérios usados para a seleção de atividades para crianças sem deficiência (condições desaúde, faixa etária, condicionamento físico, interesse etc).

As atividades aeróbicas são muito importantes, pois as crianças que não seutilizam da fala costumam ter uma respiração “curta”, isto é, não enchemcompletamente os pulmões deixando, com isto, de expandir a caixa torácica e deexercitar os músculos envolvidos na respiração. Assim sendo, além de todos osbenefícios cardiovasculares já conhecidos, no caso dos surdos, as atividades aeróbicas também podem contribuir, indiretamente, para o aprendizado da emissão de sons dafala.

Os surdos podem praticar qualquer tipo de esporte e de atividade rítmica. Nocaso dos esportes, não há necessidade de qualquer adaptação na forma de ensinar,conduzir ou arbitrar. Tampouco há adaptações nas regras de cada modalidade. Já as atividades rítmicas, se envolverem coreografia, costumam demandar um pouco mais detempo de treinamento, devido à necessidade de internalizar o tempo e o andamento daexecução dos movimentos sem o auxílio de uma trilha sonora (mesmo com boaamplificação os surdos não conseguem perceber a maior parte das nuances de umamúsica).

Estratégias de ensino:

Sinais visuais à Cartelas coloridas ou bandeiras podem substituir comandos de voz; figuras podem indicar o movimento a ser feito; números podem evidenciarseqüências de atividades, ou a repetição de uma atividade já realizada, ou o númeroda tarefa a ser executada, ou a quantidades de crianças que devem se agrupar.· Demonstração, o professor costuma ser o modelo, mas é possível solicitar que os próprios alunos façam demonstrações.

Orientações ao Professor

1 - Com relação ao relacionamento:· Enxergar mais a criança que a deficiência;· Considerar as limitações, mas enfatizar as capacidades;· Estar informado sobre a etiologia, o local e a gravidade da surdez;· Ser paciente e acolhedor, sem deixar de estabelecer limites.

2 - Com relação à comunicação:· Falar de frente, em velocidade normal, quando a criança estiver olhando;· Usar frases curtas e simples, mas corretas;· Usar gestos, se necessário, e esforçar-se para entender os gestos das crianças;· Recorrer a outras formas de comunicação (desenho, escrita, mímica), sempreque for necessário;· Aprender LIBRAS;· Não misturar a LIBRAS com o Português.

3 - Com relação à prótese auditiva (quando houver):· Não mergulhar na água, nem molhar;· Não permitir o uso durante lutas ou acrobacias;· Incentivar o uso durante atividades rítmicas (exceto dentro d’água);· Se o molde estiver pequeno para a orelha da criança, retirar antes de qualqueratividade física;· Guardar os aparelhos em local seguro para que não se quebrem ou se misturem.

Considerações Finais

Incluir alguém em um grupo é dar-lhe condições para que possa participarativamente das idéias e atividades do mesmo.Sabe-se que as escolas regulares ainda não estão suficientemente preparadaspara receber e propiciar uma inclusão real das crianças surdas, mas isto precisa mudar.Para tanto, é preciso que toda a comunidade escolar se abra para essa nova experiência,pois, com a troca, todos têm a ganhar.

As aulas de educação física podem ser momentos e espaços privilegiados para iniciar uma mudança de comportamento dentro da escola. O papel do professor em todo esse processo é primordial e deve ser assumido com responsabilidade.Existem, atualmente, muitas fontes de informação disponíveis (instituições,internet, livros, periódicos), mas, mais do que isso, é preciso que haja o reconhecimentodo direito de TODAS as crianças de participar das aulas de educação física e demaisatividades escolares.

Bibliografia

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial:livro 1/MEC/SEESP. - Brasília: a Secretaria, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases daeducação nacional.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira deSinais - LIBRAS e dá outras providências.

CAPITONI, C. B. Na Prática da Educação Física Escolar: A Concepção da CulturaCorporal Aliada à Teoria Sócio-Histórica - Uma Possibilidade. Revista Espaço, nº11. INES: Rio de Janeiro, 1999.

CERVELLINI, N. G.H. A Criança Deficiente Auditiva e suas Reações à Música. SãoPaulo: Moraes, 1986.

FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.INES. Série Audiologia. Edição Revisada, Rio de Janeiro: Autor, 2003.

SANTOS FILHA, D.A. A Linguagem de Crianças Deficientes Auditivas do INES:um estudo avaliativo (Dissertação de Mestrado). UFRJ: Rio de Janeiro, 1996.

SANTOS FILHA, D.A. Ginástica Rítmica Desportiva na Aquisição da Linguagemde Crianças Deficientes Auditivas. (Especialização). IBMR: Rio de Janeiro, 1990.

SOARES, M. L. A. A Educação do Surdo no Brasil. 2ª Ed. Campinas: AutoresAssociados, 2005.

SOLER, R. Educação Física Inclusiva: em busca de uma escola plural. Rio deJaneiro: Sprint, 2005.

SOUZA, A . Mª. C. A Criança Especial. Roca: São Paulo, 2003.

REDONDO, Mª. C. F. & CARVALHO, J.M. Deficiência Auditiva. Caderno da TVEscola, Vol. 1. MEC: Brasília, 2001.SILVA, D. N. H. Como Brincam as Crianças Surdas. Plexus: São Paulo, 2002.
http://www.luzimarteixeira.com.br/2009/12/atividade-fisica-para-deficientes-auditivos/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.