Bom dia, a todos!

é minha estreia na comunidade... Parabéns a todo pessoal do CEV!

Venho desde 2001 envolvida com as políticas de Educação Inclusiva (EI) e há dois anos venho, a partir da minha entrada no programa de doutorada na FE/UNICAMP, tentando compreender como estão se desenvolvendo os alunos com deficiência neste contexto. Confesso que as minhas impressões não são as melhores...

Bem, gostaria muito de trocar experiênicas, impressões, ideias...

Bato a bola para o próximo a se manifestar!

Abraços, Flavia

Comentários

Por Anselmo de Athayde Costa e Silva
em 6 de Julho de 2009 às 11:37.

Saudações Flavia,

Bom, meus conhecimentos sobre inclusão são limitadissimos então me perdoe (e me corrija) se escrever alguma bobagem. Percebo a inclusão como algo ainda distante de nossa realidade pois é possível levantar alguns questionamentos:

1 - A escola regular é para todos? Será que todos os alunos que estão na escola regular obtem resultados positivos em termos de aprendizagem?

2 - A estrutura da escola regular é o suficiente para garantir inclusão? Afinal é sabido que o simples acesso à escola garante integração, mas talvez não a inclusão.

3 -As instituições especializadas tem a estrutura que a meu ver as escolas deveriam ter (equipe multiprofissional por exemplo). É justo retirar as crianças com deficiência deste meio para colocá-las na escola regular?

Já pude ter contato com escolas que tinham programa de inclusão. Nas particulares, percebi que o sucesso do programa é ligado ao comprometimento dos pais, pois estes podem custear por exemplo o salário de um profissional para acompanhar o filho na escola (auxiliar da professora), podem custear outros profissionais como T.O., Fisioterapeuta, etc. Preocupa a condição de escolas públicas, em que parte dos pais podem não ter condições de dar este suporte.

Bom já falei demais :), o que acha?

Por Leonardo Trevizan Costa
em 13 de Julho de 2009 às 14:16.

Olá pessoal,

O assunto inclusão é sempre muito contraditório e polêmico...

Mas podemos observar que até mesmo nos documentos elaborados pelo governo são recheados de problemas!

E na maioria das vezes, ficam apenas no papel...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.