Cevnautas do Amazonas,

Alguém tem mais informação & opinião?

Laércio

Professores de educação física do município vão ter sistema on-line para informar o IMC dos alunos

A partir deste mês, os professores de Educação Física da rede municipal de ensino poderão informar o Índice de Massa Corporal (IMC) dos seus alunos de forma on-line. O sistema será disponibilizado aos profissionais no site da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pelo http://semed.manaus.am.gov.br, e poderá ser acessado por computador, smartphone ou tablet.

O IMC é uma medida utilizada para medir a obesidade, adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e é uma preocupação da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e do atual prefeito em exercício Marcos Rotta com relação à saúde do público infantil.

Por meio do sistema, é possível identificar fatores como sobrepeso e a obesidade que são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.

O sistema tem objetivo traçar o perfil dos alunos, quanto ao IMC, e analisar possíveis alterações relacionadas à alimentação, como o peso corporal com a desnutrição ou a obesidade. A meta do projeto que tem caráter educativo é atingir 70% dos alunos do 1º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, em duas coletas feitas durante este ano, com estes estudantes.

Os dados serão coletados em dois momentos. O primeiro começou no último dia 6 de março e segue até o dia 7 de abril e a segunda de 14 de agosto a 11 de novembro.  Vale ressaltar que somente o professor de Educação Física, mediante a um login e senha, que serão disponibilizados a cada profissional, poderá informar o IMC do aluno.

Segundo o responsável pelo IMC-Semed, Zacarias Lopes, o sistema é uma inovação na rede municipal e otimizará o trabalho do profissional de Educação Física da Semed, além de possibilitar a geração de novas políticas públicas na rede municipal de ensino.

“Com o sistema, o professor e o gestor terão uma visão geral da saúde dos seus alunos. Isso servirá para uma conversa com o pai, caso o filho esteja fora de peso ou com sobrepeso, para fazer uma intervenção com os professores, ou ainda também uma ação maior pela secretaria para identificar áreas da cidade, escolas,  zonas,   com maior índice de desnutrição ou de obesidade e partir daí gerar políticas publica”, explicou.

Antes do Sistema, o professor informava o IMC do aluno, por meio de uma planilha, onde o educador tinha que inserir diversos dados, o que prejudicava a celeridade da coleta e transmissão de dados para a própria escola e para a secretaria.

Com sistema, nome do aluno, idade e sexo serão importados do banco de dados do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) Sigeam diretamente para o Sistema IMC/Semed. Com isso, os professores informarão somente o peso e a altura do estudante.

Segundo a assessora de Educação Física da DDZ Oeste, Josiane Valle, esta praticidade otimizará o trabalho do educador físico. “Agora o professor já tem algo semipronto e irá informar apenas 2 dados, o que agilizará o processo de coleta de dados e estudo dos mesmos para transformá-los em melhorias para os alunos”, destacou.

Texto: Emerson Felipe

FONTE: http://semed.manaus.am.gov.br/professores-de-educacao-fisica-do-municipio-vao-ter-sistema-on-line-para-informar-o-imc-dos-alunos/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.