Cevnautas, vamos comentar essa iniciativa? Laercio

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai oferecer curso superior em Educação Física para os municípios do interior através do Sistema de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia.  O novo curso está em fase de planejamento. O número de vagas, os municípios onde será realizado e a forma de acesso serão divulgados em breve pela universidade.

O anúncio foi feito na noite de sexta-feira, dia 18 de março, pelo governador em exercício, José Melo e o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, durante a cerimônia de colação de grau de 252 alunos de 12 municípios que se formaram no curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizado pela mesma plataforma de ensino. Pelo mesmo sistema, a universidade já ofereceu para o interior cursos de Ciências Econômicas e Licenciatura Plena em Matemática.

Formatura à distância – A cerimônia de formatura dos alunos do curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas teve transmissão simultânea, via satélite, entre o estúdio da UEA, em Manaus, de onde as aulas são transmitidas, e os 12 municípios onde o curso foi realizado - Boca do Acre, Carauari, Castanho, Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira. O governador, o reitor, a mestre de cerimônia e demais integrantes da mesa cerimonial estavam no estúdio, enquanto as turmas de formandos permaneciam nas suas cidades. O orador da turma estava em Boca do Acre.

De acordo com o governador em exercício, José Melo, o Governo do Amazonas é uma referência no Sistema de Ensino Mediado por Tecnologia, tendo ganhado vários prêmios internacionais. Somente a UEA já formou 21 mil pessoas nos mais diversos cursos, dos quais 16 mil foram pelo Proformar, programa estadual voltado para a graduação de professores da rede de ensino na capital e interior. “Graças ao Proformar, o Amazonas foi o primeiro Estado da federação a cumprir com a orientação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para que todos os professores tenham nível superior. Hoje, 100% dos professores da rede estadual são graduados e muitos já estão cursando pós-graduação sem sair de suas cidades”, ressaltou José Melo.

Segundo ele, o objetivo só foi alcançado, por conta do investimento do Governo do Estado nessa plataforma de ensino. “Em uma região como a nossa, onde as distâncias são enormes, essa tecnologia vem permitindo que possamos oferecer oportunidades de ensino para o cidadão nos pontos mais remotos possíveis. Essa é a escola do futuro. ”, disse Melo.

Segundo o reitor da UEA, José Aldemir, a plataforma de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia é diferente do Ensino à Distância. “Como o nome diz é um  sistema presencial, em que as aulas são transmitidas via satélite. O professor da disciplina específica está no estúdio, mas em cada sala nos municípios há um professor especializado no curso oferecido, que vai auxiliar os alunos durante a transmissão das aulas”.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), também utiliza a mesma plataforma para levar Ensino Fundamental e Médio para milhares de estudantes no interior do Estado.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.