Cevnautas,

  Quem será o primeiro a bisbilhotecar o programa para uso na Educação Física? Laercio

Google "viaja" pelo corpo humano. Aplicação ainda está em fase de testes
2010-12-20

Depois de possibilitar a “exploração” do planeta Terra, a Google lançou uma aplicação que permite conhecer o corpo humano de lés a lés.

"O Body Browser é um modelo do corpo humano em 3D. O utilizador pode ir despindo as diferentes camadas anatómicas, aplicar zoom e navegar nas zonas que queira", explicou um dos representantes da empresa no lançamento do produto.

A aplicação, que ainda se encontra em fase de testes, pelo que a navegação é limitada, foi desenvolvida pelo Google Labs, uma área da empresa dedicada à criação de aplicativos e programas experimentais.

Para além de poder satisfazer a curiosidade dos cibernautas, esta ferramenta interactiva desempenha um papel educacional junto de estudantes das áreas de biologia ou medicina. Os utilizadores dispõem de um sistema de busca personalizada, onde podem pesquisar por qualquer elemento do corpo humano, como um músculo, osso, artéria ou qualquer órgão, dando-se início à “viagem”. Podem também clicar no avatar que surge ao abrir a página da aplicação e “partir à descoberta” através dos botões que controlam a rotação e o zoom ou do rato.

Actualmente, a aplicação só disponibiliza a representação da anatomia feminina. No entanto, já foi anunciado o lançamento de um avatar masculino, uma vez que os dois sexos diferem em vários aspectos anatómicos. Outras inovações também estão previstas.

Esta ferramenta, devido à elevada tecnologia nela aplicada, só é acessível em softwares que suportem o padrão WebGI, pelo que, por enquanto, os únicos navegadores aptos à tarefa de rodar esta aplicação são as últimas versões beta do Google Chrome e do Mozilla Firefox.

Fonte: Ciência Hoje (de Portugal) http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46582&op=all

Comentários

Por Vitor Daniel Tessutti
em 1 de Janeiro de 2011 às 22:39.

Olá Pessoal,

Achei uma ótima ferramenta para o ensino da anatomia desde que se oriente os alunos a utilizarem a ferramenta. Ela não é tão complexa, mas até conseguir dominá-la levará um tempo. Principalmente na orientação da utilização do browser específico, sua instalação, e a utilização propriamente dita.

Acredito que será a forma ideal para o estudo fora do laboratório, onde vc tem a possibilidade de visualizar os principais sistemas de forma unica ou sua interconexão com outros sistemas. A escolha é por conta do usuário. Pode-se visualizar somente o sistema muscular, ou então sua relação com somente o sistema nervoso, por exemplo.

Acredito que atividades que possam ser solicitadas fora do horário de aula  utilizando o Body Browser serão muito proveitosas.

Continuarei minha exploração para trazer novidades. Caso alguns de vcs já tenham experimentado façam seus comentários para trocarmos experiências.

Um [   ]


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.