Prezados professores de Educação Física,
Primeiro, muito obrigado a todos que participaram da primeira etapa da pesquisa MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seguem abaixo 1) a matriz elaborada e 2) o resumo parcial da tese.
Como forma de aprimoramento do estudo, nesse momento, gostaria de contar com a participação de vocês na avaliação da matriz que foi elaborada. São 6 perguntas de respostas discursivas que visam obter os limites e potencialidades das dimensões e descritores da matriz na perspectiva dos professores e pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental.
Para isso, basta clicar no link abaixo, responder ao questionário e no final clicar em enviar.
https://docs.google.com/forms/d/1EwW5GY9ijB-RMdT6cSI04U1M_78QYcYbesoMjCXzRMs/edit
Espero contar com a participação de vocês. Agradeço novamente a atenção.
José Airton
MATRIZ DE REFERENCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 9º ano do Ensino Fundamental (PONTES JUNIOR, 2014[1]).
DIMENSÃO I - SOCIOCULTURAL DAS PRÁTICAS CORPORAIS |
|
Temas |
Descritores |
Esporte educacional e jogos populares |
D21 - Identificar as diferenças entre esporte e jogo D22 - Reconhecer jogos e brincadeiras populares D23 - Identificar as diferenças entre competição e cooperação D24 - Identificar as diferenças entre esporte de rendimento e esporte de lazer D26 - Distinguir esporte na escola e esporte da escola D39 - Identificar ações de respeito e integridade física ao outro |
Esportes, lutas e ginásticas |
D28 - Conhecer as histórias e influências socioculturais nos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol) D40 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das lutas D43 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das ginásticas D31 - Conhecer as histórias e influências socioculturais nas modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo) |
Danças |
D46 - Reconhecer as características das danças populares D47 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das danças D48 - Associar a mímica aos movimentos expressivos D49 - Associar a danças aos movimentos expressivos e rítmicos D51 - Associar a prática da dança a ambos os gêneros D52 - Reconhecer as danças como parte das manifestações culturais D53 - Associar a expressividade e o ritmo à construção de desenho coreográfico simples D54 - Relacionar danças folclóricas com as regiões que representam |
DIMENSÃO II - BIOLÓGICO-FUNCIONAL DA ATIVIDADE FÍSICA |
|
Temas |
Descritores |
Aptidão física relacionada à saúde |
D2 - Diferenciar atividade física aeróbia de anaeróbia D3 - Estabelecer relações entre os resultados de um teste físico e o impacto para a saúde D4 - Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à capacidade cardiorrespiratória D5 - Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à flexibilidade D6 - Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à força e resistência muscular D8 - Calcular o Índice de Massa Corpórea |
Impactos da atividade física à saúde |
D7 - Inferir sobre os efeitos da atividade física regular sobre a qualidade de vida D10 - Estabelecer relações entre atividade física e as doenças crônico-degenerativas D11 - Reconhecer os efeitos das atividades físicas no corpo D12 - Identificar os efeitos do esporte de rendimento na saúde dos atletas D14 - Identificar os componentes da aptidão física relacionada à saúde D19 - Estabelecer relações entre nutrição e desempenho físico |
DIMENSÃO III - TÉCNICO-COMPETITIVA DOS ESPORTES |
|
Temas |
Descritores |
Esportes convencionais, lutas e ginásticas |
D29 - Conhecer as principais regras oficiais dos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol) D30 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos dos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol) D32 - Conhecer as principais regras oficiais das modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo) D33 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos das modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo) D41 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos das lutas D42 - Conhecer as principais regras oficiais das modalidades de lutas D44 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos das ginásticas D45 - Conhecer as principais as regras oficiais das ginásticas |
Esportes radicais, alternativos e não convencionais |
D35 - Conhecer as principais regras oficiais de esportes radicais, alternativos e não convencionais. D36 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos de esportes radicais, alternativos e não convencionais. D50 - Reconhecer as modalidades de dança esportiva e competitiva |
[1] Resultado parcial da tese de doutorado MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL de PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Prof. Nicolino Trompieri Filho. Co-orientador: Prof. Leandro Silva Almeida (Universidade do Minho).
MATRIZ DE REFERENCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 9º ano do Ensino Fundamental (PONTES JUNIOR, 2014[1]).
Resumo
Introdução: A Educação Física na escola possibilita a contextualização das práticas corporais com temas relacionados com objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fisico-esportivos, socio-afetivos e cognitivos. No entanto, para esse último aspecto, há carência de uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina Educação Física. Portanto, este estudo tem como objetivo de desenvolver e validar uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física na escola. Método: A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares da Educação Física para o Ensino Fundamental. Por meio de um questionário com perguntas de respostas fechadas e 41 itens em escala, participaram do estudo 210 professores e pesquisadores de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 58,4% mestres e doutores e 41,6% graduados e especialistas. Resultados: Realizamos a análise fatorial exploratória e os resultados indicam que três fatores foram extraídos nomeados: 1) Dimensão Sociocultural das Práticas Corporais; 2) Dimensão Biológico-Funcional da Atividade Física; e 3) Dimensão Técnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0.927; BST ≤ 0.01, χ² = 7688,801, df = 820), obteve satisfatória variância total explicada (57.41%) e a consistência interna dos itens nestas três dimensões situou-se acima de 0.80, sugerindo a precisão dos resultados. Discussão: Discute-se a utilização da escala para a avaliação dos alunos sobre os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental. Consideramos que a matriz de referencia é adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensões dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Educação Física escolar; Matriz de Referencia
[1] Resultado parcial da tese de doutorado MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL de PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Prof. Nicolino Trompieri Filho. Co-orientador: Prof. Leandro Silva Almeida (Universidade do Minho).
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.