Prezados professores de Educação Física,

Primeiro, muito obrigado a todos que participaram da primeira etapa da pesquisa MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seguem abaixo 1) a matriz elaborada e 2) o resumo parcial da tese.

Como forma de aprimoramento do estudo, nesse momento, gostaria de contar com a participação de vocês na avaliação da matriz que foi elaborada. São 6 perguntas de respostas discursivas que visam obter os limites e potencialidades das dimensões e descritores da matriz na perspectiva dos professores e pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental.

Para isso, basta clicar no link abaixo, responder ao questionário e no final clicar em enviar.

https://docs.google.com/forms/d/1EwW5GY9ijB-RMdT6cSI04U1M_78QYcYbesoMjCXzRMs/edit

Espero contar com a participação de vocês. Agradeço novamente a atenção.

José Airton

 

MATRIZ DE REFERENCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 9º ano do Ensino Fundamental (PONTES JUNIOR, 2014[1]).

 

DIMENSÃO I - SOCIOCULTURAL DAS PRÁTICAS CORPORAIS

Temas

Descritores

Esporte educacional e jogos populares

D21 - Identificar as diferenças entre esporte e jogo

D22 - Reconhecer jogos e brincadeiras populares

D23 - Identificar as diferenças entre competição e cooperação

D24 - Identificar as diferenças entre esporte de rendimento e esporte de lazer

D26 - Distinguir esporte na escola e esporte da escola

D39 - Identificar ações de respeito e integridade física ao outro

Esportes, lutas e ginásticas

D28 - Conhecer as histórias e influências socioculturais nos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol)

D40 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das lutas

D43 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das ginásticas

D31 - Conhecer as histórias e influências socioculturais nas modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo)

Danças

D46 - Reconhecer as características das danças populares

D47 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das danças

D48 - Associar a mímica aos movimentos expressivos

D49 - Associar a danças aos movimentos expressivos e rítmicos

D51 - Associar a prática da dança a ambos os gêneros

D52 - Reconhecer as danças como parte das manifestações culturais

D53 - Associar a expressividade e o ritmo à construção de desenho coreográfico simples

D54 - Relacionar danças folclóricas com as regiões que representam

DIMENSÃO II - BIOLÓGICO-FUNCIONAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Temas

Descritores

Aptidão física relacionada à saúde

D2 - Diferenciar atividade física aeróbia de anaeróbia

D3 - Estabelecer relações entre os resultados de um teste físico e o impacto para a saúde

D4 - Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à capacidade cardiorrespiratória

D5 - Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à flexibilidade

D6 - Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à força e resistência muscular

D8 - Calcular o Índice de Massa Corpórea

Impactos da atividade física à saúde

D7 - Inferir sobre os efeitos da atividade física regular sobre a qualidade de vida

D10 - Estabelecer relações entre atividade física e as doenças crônico-degenerativas

D11 - Reconhecer os efeitos das atividades físicas no corpo

D12 - Identificar os efeitos do esporte de rendimento na saúde dos atletas

D14 - Identificar os componentes da aptidão física relacionada à saúde

D19 - Estabelecer relações entre nutrição e desempenho físico

DIMENSÃO III - TÉCNICO-COMPETITIVA DOS ESPORTES

Temas

Descritores

Esportes convencionais, lutas e ginásticas

D29 - Conhecer as principais regras oficiais dos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol)

D30 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos dos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol)

D32 - Conhecer as principais regras oficiais das modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo)

D33 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos das modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo)

D41 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos das lutas

D42 - Conhecer as principais regras oficiais das modalidades de lutas

D44 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos das ginásticas

D45 - Conhecer as principais as regras oficiais das ginásticas

Esportes radicais, alternativos e não convencionais

D35 - Conhecer as principais regras oficiais de esportes radicais, alternativos e não convencionais.

D36 - Conhecer os aspectos técnicos e táticos de esportes radicais, alternativos e não convencionais.

D50 - Reconhecer as modalidades de dança esportiva e competitiva

 


[1] Resultado parcial da tese de doutorado MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL de PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Prof. Nicolino Trompieri Filho. Co-orientador: Prof. Leandro Silva Almeida (Universidade do Minho).

 

 

MATRIZ DE REFERENCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 9º ano do Ensino Fundamental (PONTES JUNIOR, 2014[1]).

 

Resumo

 

Introdução: A Educação Física na escola possibilita a contextualização das práticas corporais com temas relacionados com objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fisico-esportivos, socio-afetivos e cognitivos. No entanto, para esse último aspecto, há carência de uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina Educação Física. Portanto, este estudo tem como objetivo de desenvolver e validar uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física na escola. Método: A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares da Educação Física para o Ensino Fundamental. Por meio de um questionário com perguntas de respostas fechadas e 41 itens em escala, participaram do estudo 210 professores e pesquisadores de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 58,4% mestres e doutores e 41,6% graduados e especialistas. Resultados: Realizamos a análise fatorial exploratória e os resultados indicam que três fatores foram extraídos nomeados: 1) Dimensão Sociocultural das Práticas Corporais; 2) Dimensão Biológico-Funcional da Atividade Física; e 3) Dimensão Técnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0.927; BST ≤ 0.01, χ² = 7688,801, df = 820), obteve satisfatória variância total explicada  (57.41%) e a consistência interna dos itens nestas três dimensões situou-se acima de 0.80, sugerindo a precisão dos resultados. Discussão: Discute-se a utilização da escala para a avaliação dos alunos sobre os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental. Consideramos que a matriz de referencia é adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensões dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.

 

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Educação Física escolar; Matriz de Referencia


[1] Resultado parcial da tese de doutorado MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL de PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Prof. Nicolino Trompieri Filho. Co-orientador: Prof. Leandro Silva Almeida (Universidade do Minho).

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