Pessoal, vamos incluir mais um mestrado na nossa lista? Laercio

Publicado em: 22/12/2011 06:24:41
UFS aprova mestrados em Educação Física e História

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o funcionamento dos cursos de mestrado em Educação Física e História na Universidade Federal de Sergipe.

O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira, 20. Com esses dois novos cursos, o quadro da pós-graduação stricto sensu da instituição passa a contar com 37 mestrados e 8 doutorados.

História

O mestrado em História é fruto de uma associação com a Universidade Federal de Pernambuco e ofertará 12 vagas anuais. São duas linhas de pesquisa centradas na Cultura e Sociedade: (1) Cultura, memória e identidade, e (2) Relações Sociais e Poder.

Para Fábio Maza, coordenador do projeto, o curso objetiva a qualificação dos graduados em História e áreas afins, formando recursos humanos para o exercício de atividades de ensino e pesquisa sobre cultura e sociedade.

Educação Física


Atividade Física, saúde e esporte é a área de concentração do mestrado em Educação Física que apresentará as seguintes linhas de pesquisa: 1) Atividade Física relacionada à saúde e qualidade física; 2) Fatores determinantes da prática e do rendimento esportivo; e 3) Adaptações morfofuncionais do exercício físico.

Serão 11 vagas anuais, uma por professor-orientador. A seleção ocorre entre os dias 12 e 27 de janeiro de 2012 e será composta por análise de currículo, prova de língua estrangeira e entrevista. O edital deve ser divulgado nos próximos dias no Portal UFS.

Segundo o coordenador do projeto, Antônio César Cabral [http://cev.org.br/qq/cabral], “a aprovação do mestrado é um marco na Educação Física em Sergipe e contribuirá para mudar o perfil acadêmico e científico do Estado. É a Universidade Federal de Sergipe cumprindo o seu papel de oferecer uma educação continuada”.  

Para o professor Roberto Jerônimo Silva o programa de pós já é uma referência local. “O mestrado da UFS é o primeiro do Estado e terceiro da região Nordeste, fato que mostra a força da universidade no ensino da Educação Física”.

Os dois mestrados tiveram nota 3 — numa escala de 1 a 5 —, considerada nota padrão para que um curso seja aprovado.

Ascom

FONTE: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=130188

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.