6. Projeto que libera professor sem pós no ensino superior recua no Congresso Nacional
 
Alvo de numerosos protestos, os senadores da Comissão de Educação terão de reexaminar a proposta que eles tinham aprovado em junho, que permitia às instituições de ensino superior contratarem professores sem pós-graduação, em caráter temporário.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78855

O texto em questão é um substitutivo do senador Álvaro Dias (PSDB/PR) ao PL 220/2010. Depois de ter sido aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, ele estava à espera de votação no plenário do Senado.

Por conta da repercussão negativa, o senador Aloísio Nunes Ferreira (PSDB/SP) apresentou um requerimento solicitando o reexame da proposta pela Comissão de Educação, por considerá-la "contrária ao interesse público". O requerimento foi aprovado no dia 11 de agosto e o PLS 220 encontra-se agora na Comissão, a espera de um novo relator.

Proposta - O PL 220 foi apresentado em 2010 pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Originalmente, ele previa a contratação de professores sem titulação em cursos nas áreas de infraestrutura e tecnologia.

Ao relatar a proposta na Comissão de Educação, o senador Álvaro Dias estendeu a flexibilização para qualquer tipo de curso. Além disso, o parecer fez outra alteração no texto, permitindo a contratação desse professores em caráter temporário, ou seja, ainda mais precária.

As duas redações - a proposta original e o substitutivo - chegaram à equivocada conclusão de que a flexibilização na contratação de professores poderia melhorar a qualidade de ensino e ampliar a oferta de mão de obra.

(Portal da Fepesp)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.