Cevnautas da Pós-Graduação, essa unidade de aprendizagem é boa pra divulgar para inscrição, acompanhar, e utilizar o modelo. Laercio

De: Nilton Bahlis dos Santos por  yahoogrupos.com.br
  
NOTA DE INFORMAÇÃO SOBRE CURSO.

Pensando a Comunicação, a Informação e a Saúde na Era da Complexidade e da Incerteza: Novas Tecnologias, Paradigmas e Ciência

Sob a coordenação do Professor Nilton Bahlis dos Santos, apoio do Next e do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde" ofereremos no Programa de Pós Graduação em Informação, Comunicação e Saúde (PPGICS), o curso Pensando a Comunicação, a Informação e a Saúde na Era da Complexidade e da Incerteza: Novas Tecnologias, Novos Paradigmas, Novos Conceitos e Novas Ciências.

O Curso é oferecido para os estudantes de pós graduação do PPGGICS, mas aberto a estudantes de outras pós graduações e estudantes com formação universitária.

O curso servirá para problematizar e organizar a reflexão sob as transformações porque passa o Paradigma Cientifico, com a exacerbação da complexidade potencializada pela interligação promovida pela Internet em todos os campos de nossa vida.

Estas transformações e os novos problemas que se coloca a ciência a partir da ampliação de usas possibilidades de intervenção, provocam uma profundas mudanças culturais e exigem novas metodologias, novas abordagens e uma nova ciência que vem sendo construida em diversas areas. O curso contará com algumas apresentações de professores, mas também com pesquisas dos alunos.

Ementa básica: A Era da Complexidade e da Incerteza; Paradigmas da Ciência; Sistemas Simples e Complexos; Dispositivos de Interação Virtual; Além da Comunicação Humana; Novos conceitos de Comunicação e Informação; Redes Sociais de Novo Tipo (Não-Intersubjetivas); Internet, Tecnologias Interativas e Colaboração; Pensando Novos Recursos para descentralizar e aumentar a participação no SUS.

Além da participação presencial como aluno (as vagas serão limitadas, com direito a certificação, algumas atividades do curso serão abertas aos interessados, através de um grupo no Facebook (http://www.facebook.com/groups/295971837124533/) e de transmissões pela Internet via LiveStream.

Inscrições em disciplinas isoladas do PPGICS: de 13 a 17/2

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) abrirá, de 13 a 17/2, inscrições para as disciplinas do período 2012.1, para alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu e egressos de mestrado e doutorado.

O candidato poderá se inscrever em até duas disciplinas, preenchendo o formulário de inscrição para cada uma no site da plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br > inscrição > Informação e Comunicação em Saúde - Icict), não esquecendo de enviar também o seu currículo Lattes para o e-mail do programa: ppgics@icict.fiocrruz.br

A carga horária é de 90 horas por disciplina e as aulas ocorrerão pela manhã ou à tarde, de março a junho. As matérias oferecidas são: “A era de complexidade”, “Políticas públicas de C&T e inovação em saúde”, “Cultura e sociedade: itinerários simbólicos”, “Informação, elemento de pesquisa”, “Política e políticas de saúde”, “Sociologia da atividade estatística”, “Introdução à usabilidade: teoria e prática” e “Política à usabilidade e regime de informação”.

Instrução para inscrições em disciplinas isoladas 2012.1

Mais informações:

Gestão Acadêmica
Av Brasil 4036 – sala 210 – Prédio da Expansão da Fiocruz
Manguinhos – RJ – 21040-361
Tel/Fax: (021) 3882-9063/9033
E-mail: gestaoacademica@icict.fiocruz.br
---------------
Nilton Bahlis dos Santos
Coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologia Interativa (Next)
www.next.icict.fiocruz.br
Coordenador do NIT do Icict Fiocruz e Professor do PPGICS

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.