ANPPEF - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física

Ponto de encontro de sócios e simpatizantes da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevanppef/

Sobre Avaliação de Produtividade de Conhecimento em Ef



 

Olá a todos,  

Motivada pelos recentes textos/artigos que vem aparecendo nas listas e nos meios de comunicação, acerca dos rumos da produção de conhecimento e como vem sendo avaliada, gostaria de colocar à disposição um ensaio que produzimos (eu e mais dois alunos)  junto ao PPGEF-UEL. Nesse texto, trabalhamos com várias referências de diversas áreas de conhecimento, as quais nos proporcionaram um panorama para algumas reflexões sobre as limitações dos indicadores bibliométricos para avaliação da produtividade de pesquisadores e, em certa medida, sobre como esse aspecto pode influenciar a produção de conhecimento na área.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092012000400005&lng=en&nrm=iso

Espero que apreciem.  Com a expectativa de multiplicarmos e fortalecermos o debate já iniciado por autores da EF e de outras áreas, nos colocamos à disposição para a troca de informações que permitam tomarmos posições substanciadas e seguras com relação ao cenário de produção de conhecimento na área. 

Cordialmente,

Jeane Barcelos Soriano

PPGEF-CEFE-UEL

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 10-05-2013, às 17h26.

Senhora Doutora Jeane,

Não tenho competência para avaliar (perdoe o trocadilho) o trabalho que elaborou com seus alunos, mas atrevo-me a indicar uma obra que o Financial Times reputa como "uma obra prima". Trata-se do livro "Rápido e Devagar, duas formas de pensar", de Daniel Kahneman, prêmio Nobel de Economia (ed. Objetiva, 2011). Ainda não conclui a primeira leitura, mas na Parte II, vejo alguns assuntos que certamente poderão ilustrar seus alunos em futuros comportamentos nas pesquisas.

Em sua Parte II - Heurísticas e Vieses - aborda ente outros assuntos, a lei dos pequenos números, âncoras, a ciência da disponibilidade causas superam estatísticas, regressão à média, domando previsões intuitivas. E mais: a ilusão de compreensão e de validade, instituição de especialista: quando podemos confiar? E a visão de fora. 

Até aonde fui, coloca em dúvida e analisa comportamentos estatísticos em pesquisas e previne seus leitores quanto à incidência de erros a que nossa própria mente pode nos encarcerar.

Volto a dizer-lhe que nada sei sobre o assunto e, por isto estou me entregando firmemente na leitura; estou encantado e aprendendo muito. Imagino também que a simpática Doutora saberá perdoar meu atrevimento, Fiz tão somente no sentido de expor aos demais professores e aos colaboradores diretos a excelência da obra de Kahneman. É IMPERDÍVEL!

Com admiração e respeito,   

Por Jeane Barcelos Soriano
em 14-05-2013, às 10h42.

 

Prezados, abaixo, informações sobre concurso público para Professor na UEL. Grata. Jeane.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
DIVISÃO DE SELEÇÃO DE DOCENTES

DIVULGA:

CONCURSO PÚBLICO

para provimento no cargo de Professor de Ensino Superior

Edital 113/2013-PRORH

 Inscrições de 20 de maio a 20 de junho de 2013 (exceto sábados, domingos e feriados)

Edital disponível no site: www.uel.br/prorh em Processos de Seleção - Carreira Docente -Concurso Público p/ a Carreira Docente

Para acesso direto ao Edital, Anexos e Requerimento de inscrição clique no link abaixo:

http://www.uel.br/prorh/index.php?content=selecao/concdoc/113_2013/index.php

Em caso de dúvida entre em contato pelos telefones:
(43) 3371-4302 ou 3371-4569
 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

CAIXA POSTAL 10.011 - CAMPUS UNIVERSITÁRIO

CEP 86057-970 - LONDRINA/PARANÁ

 



 

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14-05-2013, às 12h38.

Acreditei no que se contém no último parágrafo, um convite ao debate e consequente troca de informações. Passados quatro dias, eis que minhas ponderações foram relegadas ao vento, certamente esquecidas em alguma prateleira universitária. E agora surge um convite para ser professor universitário, que declino pois tenho mais de 70 anos de idade.  

O fato me faz recordar um colega que convidou-me a assistir uma aula de treinamento em voleibol. Compareci e observei o tempo todo calado. Ao final, o professor indagou-me o que achara. Inciei dizendo que precisava ver outras aulas para uma melhor apreciação, mas queobservara que... Fui interrompido e ele passou a discorrer sobre o que fazia, como fazia e o que esperava acontecer. Isto levou uns 15 minutos de monólogo. Ao final, cansado, tornou a me indagar: "o que achou"? Disse-lhe em tom cortês: "Você está no caminho certo. Abraço"! E me despedi.

Tenho que dar razão a Daniel Kahneman e suas descobertas na área. 

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.