Editorial do Boletim nº. 1

 

A Educação Física, pelo árduo trabalho de um grupo ilustre de pioneiros, conseguiu situar-se no lugar que lhe competia no currículo educacional dentro das instituições de ensino brasileiras.

Dessa situação nasceu uma numerosa classe de profissionais: médicos especializados, professores de educação física, técnicos e massagistas desportivos. Essa classe herdou assim o precioso legado daquela plêidade de pioneiros. Cabe a ela, pois, manter as conquistas obtidas, elevando-as e ampliando-as cada vez mais.

            É evidente que tal cometimento será tanto melhor realizado quanto maior a soma  de energias  e dedicação forem postas em jogo e dependerá fundamentalmente do descortinínio e capacidade de quem tomara peito realizá-lo.

            Daí a fundação da Associação dos Especializados em Educação Física e Desportos.

            Estamos usando o secular ensinamento do apólogo das varas: “A união faz a fôrça”(grifo do autor).

            “Antinoüs” é o nosso órgão de divulgação. Por seu intermédio devemos enterder-nos melhor e nos encontrarmos com mais freqüência, ventilando os problemas que nos são comuns. Todos os associados da AEEFD farão uso de suas colunas, já que as mesmas não pertencem à Diretoria, mas sim aos sócios.

            Julgamos ter o direito de solicitar a todos o máximo de interesse por tudo o que for publicado, da mesma maneira que pedimos encarecidamente a crítica aos nossos erros e sugestões para que “Antinoüs” cumpra de fato as finalidades a que se destina e a AEEFD seja um organismo vivo e pujante e não uma estéril fundação”.

 

Maurício Akcelrud

 

 

Próximo post: Editorial de apresentação do Boletim Infrmativo nº2, de Julho de 1946.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.