Olá colegas,

Há muitos anos tivemos a oportunidade de participar da APEF-SP, ainda quando havia uma chama de esperança em que a associação voltasse seus olhares para os professores de Educação Física, em especial àqueles que se dedicavam ao exercício da docência na Educação Básica Nacional. Não foram boas as vivências e muito menos as perspectivas que se lançavam à época, pouca ou nenhuma atenção aos professores, excesso de atividades meramente sociais e sem foco na oferta, desenvolvimento e "provocação" dos professores. A Associação via em meio a muitas dificuldades de sobrevivência, acabava de perder a possibilidade de desconto em folha dos docentes vinculados ao Estado e este fato (embora discordarmos frontalmente) foi o motivo "alegado" para o declínio da APEF_SP. No entanto, o distanciamento dos professores, especialmente aqueles que se encontravam vinculados às escolas públicas foi uma das principais causas do princípio da derrocada.

Esta questão foi levantada desde o primeiro Conpefe (2005) e parece-nos que poderá ter um rumo favorável muito em breve. No entanto, consideramos prioritário o movimento de aglutinação de atores da área e, muito especialmente, dos docentes que estão intervindo na educação básica. Estreitar os laços entre a formação e a atuação, criar mecanismos de aproximação e apropriação de saberes envolvendo da troca de experiências entre esses atores e principalmente, oferecer condições aos docentes de uma maior e efetiva aproximação da produção do conhecimento na área da Educação Física Escolar, parece-nos ser um encaminhamento urgente.

Daniel

Comentários

Por Sergio Roberto de Brito Martini
em 28 de Dezembro de 2010 às 16:33.

Olá Daniel e colegas

Penso que você levantou alguns pontos essenciais para o estado atual das APEF’S no Brasil, dentre eles o " estreitar os laços entre a formação e a atuação...". No RS,  mesmo com o desconto em folha ainda existindo,não parece ser um fator "salvador" ou não para a sobrevivência da mesma. Penso também que outros pontos também poderiam ser discutidos, pois, em que momento esse declínio possa ter começado a acontecer? Teria esse fato começado a ocorrer após a criação dos conselhos, ou dos sindicatos? As APEF’s perdem ou se deixam perder força? Até tenho outras tantas questões, mas vamos tratando aos poucos.

Por Sergio Roberto de Brito Martini
em 28 de Dezembro de 2010 às 16:48.

Errata: Quando me referi ao " estreitar os laços.." quis colocar que concordo que seja um fator de urgência, para atuarmos em favor das APEF’S. Lendo novamente vejo que a frase ficou deslocada.

Por Luiz Carlos Dias
em 28 de Dezembro de 2010 às 18:06.

Sergio e colegas,

semana passada fui procurado pelo Prof. Jaime Tolentino - Montes Claros-MG, que me convidou para sentarmos e liderarmos a criação de um Sindicato dos Profissionais de Educação Física, cá em Montes Claros-MG.

Respondi ao mesmo que depois de 37 anos de atuação na área entendo que seria , mais uma tentativa, de unirmos os Licenciados e Bachareis, para caminharmos em uma só direção e que estaria dispostto a encarar mais essa luta, apesar de ter-me aposentado a 6 anos.

Mas entendo que o que falta é a união da classe, é o disposição para defender os interesses comuns.

Aqui em Montes Claros tem mais de 300 profissionais -Licenciado e Bacharel - desempregados, e continuam formando mais profissionais em duas Faculdades - UNIMONTES e FUNORTE.

O que precisamos é uma adquação do numero de profissionais ao campo de trabalho.

Aqui na região em um raio de 200Kms, tem 5 faculdades, onde se "forma" (qualidade questionavel), mais de 200 profissionais por semestre.

Aí volta aquele velho questionamento: os alunos "forma ou são colocados para fora das faculdades?"

Mas esse é outro tema a ser discutido no futuro.

Alguem saberia me informar onde funciona Sindicato de Profissionais em Educação Física?

As APEFs estão por demais desgastadas e os CREFs não definem as suas atuações (existe reclamaçoes demais sobre a sua assistência ao profissional) Outro tema a ser discutido em outra oportunidade.

Enfim entendo que o que falta, para nós, é união e vontade de defendermos os nossos interesses (já existe, por parte de muitos, uma resistencia entre Licenciado e Bacharel) o que para mim não é bom.

Mas a discussão continua...

Atenciosamente,
Prof. Luiz Carlos Dias
CREF - 015872 - G/MG
MONTES CLAROS-MG

Por Sergio Roberto de Brito Martini
em 28 de Dezembro de 2010 às 21:00.

Prof. Luiz e colegas

No RS foi fundado o SINPEF/RS - Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (www.sinpefrs.com.br).

Em relação ao nosso debate, penso que o papel das APEF’s passa por vários desses pontos até aqui relacionados. Ou seja, temos um vasto campo de debates e ações pela frente. Acredito que o CEV seja um ponto de reunião importante para nós.

Sergio Martini


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.