Cevnautas, também achei bom o título da notícia. Será que a disciplina está sendo procurada porque a moçada vê futuro profissional e importância na Educação Física? Mas o assunto não é vestibular. É concurso pra professor na Paraiba. A Educação Física é a que tem mais profissionais sobrando? São mais de 900 cursos? Vai continuar aumentando? Laercio
Mais de 17,5 mil se inscrevem e Educação Física é a mais concorrida
RSS - Paraíba 20 de Novembro de 2012
O concurso público para professor da Educação Básica 3 da rede estadual de ensino registrou 17.557 inscrições. A maioria dos candidatos preferiu a disciplina de Língua Portuguesa, com um total de 3.550 inscrições, o que equivale a 20,22% do total de inscritos. No entanto, a disciplina mais concorrida é Educação Física, com 19,36 candidatos disputando uma vaga, enquanto a concorrência da Língua Portuguesa é de 11,6 candidatos por vaga. A disciplina de Artes tem o menor número de inscritos – 251 candidatos. E a menos concorrida é Física, com 3,02 candidatos por vaga.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que divulgou no último sábado (17) a concorrência do concurso para professor da Educação Básica 3 do magistério estadual. Estão sendo oferecidas 2 mil vagas distribuídas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Educação Física.
A disciplina de Educação Física registrou 1.123 candidatos inscritos para concorrer 58 vagas em todo Estado, sendo que a maior concorrência está em João Pessoa, onde 209 candidatos vão disputar duas vagas oferecidas, o que equivale a uma concorrência de 104,50 candidatos por vaga. A disciplina de Língua Portuguesa tem maior concorrência no município de Pirpirituba, com 30 candidatos disputando uma vaga.
Para a disciplina de Artes 19 candidatos se inscreveram para disputar uma vaga na cidade de Mamanguape. Em Biologia, a maior concorrência aconteceu no município de Casserengue, com 29 candidatos inscritos para uma vaga oferecida. Na disciplina de Física 499 candidatos se inscreveram para 165 vagas, sendo a maior concorrência na cidade de Brejo do Cruz, com nove inscritos para uma vaga.
Na disciplina de Geografia 2.603 candidatos se inscreveram para as 252 vagas oferecidas, sendo a maior concorrência registrada na cidade de Sousa com 47 inscritos para uma vaga. Em História, 3.021 candidatos se inscreveram para disputar 239 vagas, com maior concorrência na cidade de Cajazeiras, onde 40 candidatos concorrem a uma vaga. Na disciplina de Língua Inglesa 857 candidatos se inscreveram para 166 vagas e a maior concorrência foi registrada na cidade de Caiçara com 13 professores inscritos por vaga oferecida.
Na disciplina de Matemática a cidade de Imaculada registrou a maior concorrência com 16 candidatos para uma vaga. Em Química, foram ofertadas 153 vagas que serão disputadas por 869 inscritos, registrando a maior concorrência nas cidades de Alagoa Nova e Massaranduba com 15 candidatos inscritos para uma vaga em ambas.
O edital com as regras da seleção e a concorrência completa está disponível no endereço eletrônico: http://ibfc.org.br, clicando no símbolo do Governo do Estado da Paraíba e depois no link: “Estatística Candidato x Vagas”.
O concurso será realizado em duas etapas: provas objetivas e de títulos. As provas objetivas serão aplicadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras no dia 9 de dezembro. Antes, no dia 3 de dezembro será publicado o edital de convocação para as provas informando locais e horários. Os classificados serão contratados sob o regime jurídico estatutário, de acordo com o Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba. Em cada município, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência.
FONTE: http://bit.ly/concursopb
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Novembro de 2012 às 09:16.
Quem são os professores brasileiros?
Aos professores que se candidatam ao magistério público e, especialmente, aos que concorrem a vagas na Educação Física, sugiro que não deixem de ler o artigo de Gustavo Ioschpe, uma das pessoas mais categorizadas no Brasil para discorrer sobre a Educação. inclusive, vejo-o na Globo contemplando-nos com algumas reportagens de campo.
O título do artigo é "Quem são os professores brasileiros?", (Veja, ed.2.296 - ano 45 - nº 47, pág. 132, de 23/11/2012), em que discorre sobre dados extraídos de questionários respondidos por professores da rede pública brasileira, em um caso para compor um Perfil do Professor Brasileiro, da Unesco; em outro, em pesquisa Ibope para a Fundação Victor Civita e, finalmente, na Prova Brasil de 2009. A íntegra dos três pode ser encontrada em twitter.com/gioschpe.
O site da revista Veja: www.veja.com/
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.