EDITORIAL DO BOLETIM Nº3

PAPEL DO ESPECIALIZADO NA A.E.E.F.D.

   Todo o especializado em educação física, ao receber o diploma que simboliza o seu grau e lhe confere algumas regalias e direitos, assume, perante a Pátria e a sociedade, o grave dever de dar o melhor de suas energias pelo engrandecimento físico e moral das gerações, cuja educação é confinada à sua guarda em solene juramento.
   O professor, o médico, o técnico ou o massagista desportivo, presta êsse juramento com a altivez e elevação de quem está escudado em cohecimentos sólidos e precisos e não tem a menor sombra de dúvida: empregar decidida e honestamente os seus conhecimentos e sua capacidade de trabalho, trabalhando assim, da melhor maneira ao seu alcance, pela dignidade das novas gerações que se formam e, portanto, pela grandeza do Brasil.
    Não há dúvida que cada um, dentro do direito de livre pensamento, cabe situar o problema educacional na conformidade de seus pontos de vista pessoais. Podem, pois, surgir divergências, discussões, contendas. Não devemos esquecer porém de que essas divergências só podem ter lugar no campo da doutrina educacional, assistindo-nos o direito sublime e inadiável de trazer à luz os nossos pontos de vista, expô-los e defendê-los. Estaremos assim trabalhando com muita eficiência pelo progresso e afirmação da educação física.
   Devemos lembrar também que, ao prestarmos o nosso juramento, assumimos o compromisso de viver para a educação física e não somente da educação física. Bem cumprindo o que prometemos, estaremos enobrecendo a nossa profissão.
   Em face do que ficou exposto, cabe perfeitamente afirmar de que nada valem os nossos conhecimentos e tirocínio profissional se pensarmos que somos capazes de resolver sozinhos todos os problemas. A obra assim dirigida será pessoal e dispersiva.
   Infelizmente, no Brasil, ainda não passamos da era do pioneirismo, no campo da educação física, para atingirmos o período de franca e pura evolução doutrinária. Há quem queira subestimar o papel importante da educação física nos destinos do Brasil. Isso constitui um motivo fortíssimo para que nos congreguemos com maior decisão e entusiasmo em torno de nossa Associação, pois só dentro dela sentiremos a pulsação de nossa fôrça e orientaremos positivamente o nosso trabalho.
   Sirvam essas palavras de alerta para todos os nossos chamamentos e convocações. Reunidos assiduamente, daremos à Associação o feitio de nossas personalidades e ela refletirá o que somos, o que valemos e do que somos capazes de realizar.
   Tenhamos bem presente – O Brasil precisa de educação física – e conosco ou sem nós a educação física progredirá pois a evolução do Brasil não pode parar, assim determina a História.
   Coloquemos bem alto o nome da AEEFD na história da educação física do Brasil.

Fonte: MARTINI, S. R. B. ; MAZO, J.Z. ; ONZI, V. B. L. ; SILVA, Á.F.L. . A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL - APEF/RS: RECORTES DO COTIDIANO. 1. ed. NOVO HAMBURGO-RS: EDITORA FEEVALE, 2010. v. 1. 80 p.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.