EDITORIAL DO BOLETIM Nº. 5

 

O QUE NOS SUGERE NOSSO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

 

            Aproxima-se o primeiro aniversário da AEEFD.

            Esgotam-se os últimos dias de um ano pródigo de experiência para que sejamos eficientes na cimentação de nossa A.E.E.F.D. e possamos marchar na senda que nos levará à concretização das idéias a que ela se propôs.

            Não estamos distantes os dias em que nos reuniremos para festejar o aniversário, discutir as atitudes tomadas, os trabalhos realizados, criticar os erros e apontar soluções.

            Dessa discussão, naturalmente surgirá um programa de ação a ser realizado pela directoria que será eleita e empossada em 1947.

            Do convívio e do melhor conhecimento dos elementos que formam a A.E.E.F.D. surgiram novos nomes que deverão ser chamados a reger os destinos de nossa agremiação.

            Devemos utilizar o melhor possível as colunas de “Antinoüs”, as quais estão abertas para êsse fim.

            A propósito da data de nosso aniversáriuo, surge-nos uma idéia que julgamos será aceita aceita entusiasmadamente por todos.

            A Associação tem necessidade premente de uma máquina de escrever. Com uma pequena contribuição de cada um poderíamos fazer-lhe um presente de Natal que seria ao mesmo tempo um presente de aniversário.

            Bem sucedida a iniciativa que essa idéia sugere, teríamos a evidência do interesse e da compreensão dos problemas materiais mais íntimos da Associação.

            Aí está a idéia; esperamos o pronunciamento da coletividade.

 

EDITORIAL DO BOLETIM Nº. 6

 

DUAS DATAS SIGNIFICATIVAS

 

Neste mesmo mês de novembro comemoram os brasileiros os aniversários de Ruy Barbosa e de Tiradentes.

            Meditando na projeção que tiveram no âmbito nacional os dois destacados vultos da nossa História e no seu acendrado amor pátrio, com que uma nova seiva vivificadora alimente áqueles que se preocupam com os magnos problemas da grandeza e do futuro do Brasil.

            Tiradentes, o mais legítimo e popular herói nacional, consagrou-se à veneração e soube morrer pela nobre causa. Ruy Barbosa foi o cérebro que dignificou a cultura brasileira, dando-lhe projeção universal.

            Entre os múltiplos setores brilhantemente tratados pela extraordinária atividade de Ruy figura a da Educação, dentro da qual mereceu a educação física destacado lugar.

            A magistral obra realizada por esses dois vultos da nacionalidade constitue um dos mais preciosos patrimônios que possuímos e, nós membros da A.E.E.F.D, soldados da causa nacional da educação física não podemos deixar de reverenciar a memória dêsses dois insignes brasileiros.

            Porém, cremos que não é com contemplação passiva dos feitos dos nossos maiores que estaremos perseguindo com acerto os objetivos indicados pelo nosso sentimento de brasileiros convictos de que trabalhando pela causa da educação física trabalharemos pelo bem comum do Brasil.

            É mister unir esta veneração a algo que represente atividade, que estabeleça o elao, a continuidade do progresso desta terra. Assim, procurando ação pensamos estar fazendo algo de duradouro e útil.

            Damos à nossa Associação o máximo de projeção compatível com a fôrça que realmente possue. É ela já comhecida em todo o Esrado, nos meios administrativos, culturais e populares; em todo o país, atravez da divulgação de nosso Boletim; em tôdas as nações sulamericanas atravez de nossos representanates ao II Congresso Panamaericano de Educação Física; em vários países da Europa por meio da correspondência e intercâmbio que com eles vimos mantendo.

            Com a recente fundação da F.A.P.E.F.B. adquirimos mais fôrça. Dando em troca o subsídio de nossa capacidade e devotamento a causa nacional da educação Física, a entidade que será o órgão máximo de coordenação e realização dos ideais que nos animem.

            Porém, para que toda essa projeção não represente uma volumosa cúpola dourada e vistosa, repousando sobre alicerces débeis que se nãos vêem, imprescindível se torna que fortifiquemos internamente nossa Associação.

            E, de que maneira podemos fortalecer a Associação para que ela seja internamente o que aparenta ser aos que vêem de fora? Respondemos que é lendo os nossos boletins, freqüentando e prestigiando a Biblioteca, tomando parte nos concursos que instiuimos, pagando espontaneamente as contribuições, comparecendo às atividades programadas e, acima de tudo, emprestando crítica franca e justa, crítica construtiva, aquela que aponta erros e apresenta soluções.

            Agindo assim seremos não só dignos seguidores de Tiradentes e Ruy Barbosa mas ainda mais dignos irmãos dos invencíveis cearaenses de nossos dias que nãoi se apequenam diante do gigantesco flagelo da seca e voltam tenazes disputando à natureza ávara a posse da terra que pertence a eles porque assim o determinaram.

            Confiantes na fôrça que só a união propicia e no patriotismo de nossos desígnios, voltaremos decididos sôbre o terreno perdido à ação dos que procuraram esquecer a Educação Física privando o nosso patrimônio educacional do seu indispensável concurso e iremos mais e mais, sempre avante, coesos, em torno do nosso escopo, tal o de dar à Educação Física o destaque que ela merece, colocando-a em seu justo lugar. Somente por um trabalho assim dirigido poderemos legar aos nossos filhos, maior e melhor do que recebemos esta pátria que há de continuar para todo o sempre forte e livre, para gáudio de nossos descendentes.

Fonte: MARTINI, S. R. B. ; MAZO, J.Z. ; ONZI, V. B. L. ; SILVA, Á.F.L. . A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL - APEF/RS: RECORTES DO COTIDIANO. 1. ed. NOVO HAMBURGO-RS: EDITORA FEEVALE, 2010. v. 1. 80 p.

Próximo post:  CAPÍTULO IV - PARA ALÉM DO PALPÁVEL: Outras ações

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.