Qual o papel exercido pelas APEF’S nos dias de hoje? A APEF/RS, ultimamente, depois de trabalhar pela criação do conselho e do sindicato, se dedica entre outras coisas a promoção de eventos. Importante? Sim, na minha opinião, mas não o suficiente para fazer a tão importante aproximação entre formação e atuação, entre outras questões aqui lucidamente colocadas anteriormente pelo Prof. Daniel. Claro que algumas ações dependem de poder econômico das associações, pois precisam se sustentar, não é? Então inevitavelmente voltamos para a questão dos associados....E o debate continua...

E as outras APEF’S, alguém pode colaborar com informações?

Comentários

Por Ilmar Esteves de Souza
em 3 de Janeiro de 2011 às 10:19.

afinal, as APEFs são dos Professores ou dos Profissionais?

A nossa, segundo o Estatuto, é de Professores...

Por Lydia Maria Furtado de Mendonca Guerreiro Barbosa
em 29 de Dezembro de 2010 às 12:13.

Oi bom dia à todos

Estou chegando agora na comunidade.

Tudo bom com vocês?

Estou me formando agora(2010) no curso de Licenciatura em Educação Física (3 anos), habilitada, portanto, para atuação na Educação Básica. Já havia cursado o mesmo curso vários anos atrás ,porém não o concluí naquela ocasião.

Durante o curso atual, falou-se MUITO do CONFEF e do CREF, mas a APEF , sindicatos etc.. nunca foram comentados. Só depois de ler esses posts aqui, tomei conhecimento. Gostaria de mais informações.

Ainda existe APEF em SP? como entrar em contato? Se existe pq não é divulgado? Quais os benefícios?

Grata se puderem responder 

Por Lydia Maria Furtado de Mendonca Guerreiro Barbosa
em 29 de Dezembro de 2010 às 12:24.

Acabei de digitar na barra do google e aparece APEF - Associação Paulista para Estudo do Fígado ou APEF - Associação POrtuguesa de Escolas de Futebol ou APEF - Associação Projeto Educação e Futsal.

Por Lydia Maria Furtado de Mendonca Guerreiro Barbosa
em 29 de Dezembro de 2010 às 12:27.

Opa,

Achei alguma coisa

segue o link

http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/138.pdf

Por Ilmar Esteves de Souza
em 29 de Dezembro de 2010 às 23:00.

fico  feliz participar deste conceituada lista.... lamento que NÓS da educação fisica rondoniense nao temos a consciencia de sua importancia. a apef rondonia simplesmente nao existe mais...

pena!

Por Sergio Roberto de Brito Martini
em 1 de Janeiro de 2011 às 12:38.

Oi Lídia, o telefone que eu tenho de comtato da APEF/SP é (11) 38628459. Não sei se continua o mesmo, mas não custa tentar.

Por Sergio Roberto de Brito Martini
em 1 de Janeiro de 2011 às 12:42.

Prezado Ilmar, seja bem vindo. Um dos nossos objetivos aqui é esse mesmo: ter consciência da importância das APEF’S. Contamos com a sua colaboração.

Por Sergio Roberto de Brito Martini
em 3 de Janeiro de 2011 às 17:17.

Ilmar e colegas,

A APEF/RS - Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul nasceu como AEEFD/RS - Associação dos Especializados em Educaçao Física e Desportos do Rio Grande do Sul, congregando na época Professores de Educação Física, Médicos especializados em Educação Física e Desportos, Massagistas e Técnicos Desportivos. Nos anos 80 também atendeu pelo nome de Associação de Professores, e em seguida passou-se a chamar Associação dos Profissionais, abrangendo então todos os formados em Educação Física.

Por Ilmar Esteves de Souza
em 3 de Janeiro de 2011 às 17:18.

a apef rondonia, criado nos anos 80, estar completamente parada. o cargo em vacancia e ate hoje nada de alguem ressucitar a entidade. atualmente quem anda com o livro ata debaixo do braço é o prof. luiz gonzaga (unir) e pelo jeito ele vai ficar com esse livro por muito tempo.

nao se reuni porque nao tem socios mas sei lá como, ele foi nomeado membro do Conselho de Desporto. a sustentação desta nomeação esta sendo contestata pois ela apef nao existe.

o cref-ro ficou de fora.

são coisas de rondonia.

Por Luiz Carlos Dias
em 3 de Janeiro de 2011 às 21:41.

Ilmar, Sergio e outros,

A APEF-MG, nem sei se existe mais. Criada nos anos 80, ja foi bastante atuantes, mas infelizmente (como na maioria dos casos e locais) ficou sob o comando de alguns poucos. A uns 3 anos atrás eu soube que a mesma estava sendo reativada, mas nunca mais soube de nada. Com a criação do CONFEF, Minas tem o CREF-6. Mas desde a sua fundação, esta praticamente na mão dos mesmos. Existe uma grande reclamação, por parte dos Professores e Profissionais de Ed Física, quanto a sua atuação. As anuidades são cobradas e a validade da Carteirinha do CREF é de um ano. Anuidade 2.011, será de 210,00 reais, para quem pagar até o dia 31/01/11. Quanto a APEF, se ainda "existe", não tenho conhecimento de mensalidade/anualidade.

Mas tudo isso é o reflexo da falta de União entre os Profs./Profissionais, que reclamam, reclamam, mas não sentam a mesa e impulsiona a sua Entidade representativa (APEF ou CREF).

Já fui um fiel combatente contra APEF (não sei se ainda sou filiado) e do CREF (me filiei em 2008), mas até hoje não vejo nenhuma tomada de posição para defesa ou desenvolvimento dos seus filiados.

Atualmente (aqui em Montes Claros-MG) estamos com a iniciativa de criação de um Sindicato, que irá congregar Professores e Profissionais.

Vamos ver se a idéia vai a frente.

Atenciosamente,
Prof. Luiz Carlos Dias
CREF - 015872 - G/MG
MONTES CLAROS-MG

Por Ilmar Esteves de Souza
em 3 de Janeiro de 2011 às 22:55.

Vejo uma APEF, uma entidade social e não como colegas tem dito quanto as suas existentes. Questoes classista acho que deve ficar com sindicado, cref etc e não uma Associação.

Tenho como exemplo as AABBs (que faz o social e bem), Sindicatos dos Bancarios (que fecha os bancos).

Creio que deve se pensar no verdadeiro papel duma APEF.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.