O Boletim informativo "Antinoüs" foi criado para ser o orgão de divulgação da AEEFD/RS e um canal de comuniação com os associados, no qual ele poderiam fazer uso das colunas, enviar avisos, sugestões, curiosidades e textos pertinentes aos temas da Educação Física. O editor do boletim, e também Presidente da Associação, Maurício Akcelrud, reessalta, na primeira edição, que a entidade se dará o direito de solicitar a todos os sócios o máximo de interesse ao que for publicado, da mesma maneira que aceitará críticas e sugestões, para que o "Antinoüs" possa cumprir suas finalidades e a AEEFD/RS seja "[...] um organismo vivo e pulsante e não uma estéril fundação" (Boletim informativo Antinoüs nº 1, de junho de 1946, p.1).

No boletim informativo nº 3, de agosto de de 1946, temos a descrição das razões que levaram à escolha do nome Antinoüs:

Antinoüs era um dos mais belos mancebos da Antiga Grécia, o que podemos constatar pela sua estátua, tão conhecida no mundo inteiro, o que tomamos para distintivo da AEEFD. Como a concepção de educação na Grécia era baseada na equivalência do espírito e do corpo, temos, não Hércules – a força bruta – mas antinoüs, como padrão de educação integral: física, moral e intelectual (p.3).

Foram editados seis boletins no ano de 1946. A organização de cada edição obedecia à seguinte estrutura: continha um editorial de apresentação; um artigo explicativo; um relato de atividades da associação; curiosidades sobre a educação física e os esportes; breve resumo das correspondências emitidas e recebidas; noticiário, além da parte social, em que eram registrados os aniversários, casamentos, nascimentos e, também os óbitos.

 

No próximo post: O Editorial de apresentação do Boletim Informativo Antinoüs n.º 1, de junho de 1946.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.