O Projeto oficinas do Jogo integram um conjunto de ações que constituem um projeto pedagógico, que repercutirá positivamente na rede pública de ensino, nos aspectos cognitivos, afetivos e motores. e tem como objetivo apresentar as ações do grupo oficinas do jogo em relação às suas ações no aspecto do ensino. AS açoes se constituirá em uma produção coletiva, através de grupo de estudos com todos os envolvidos no projeto, de forma exploratória e participativa no cotidiano escolar com pedagogias que respondam ao desafio de fortalecer os instrumentos de aprendizagem dos alunos, composto por noções como as de seriação, classificação, conservação, reversibilidade, reciprocidade, comparação, entre outros. Conseguiremos esse avanço através dos jogos, isto é, praticando brincadeiras, entre elas, os jogos de construção, os jogos simbólicos e as brincadeiras populares. Pois os jogos não serão simples repetições mecânicas de movimentos, mas atividades carregadas de significados, em grupos, repletas de dúvidas e de conflitos. Conclusão: Com essa ótica, este passa a ser um suporte pedagógico para colaborar na formação pessoal e social dos alunos, sempre procurando a interação dos jogos, com a estrutura curricular estabelecida na escola.

 

Comentários

Por Joelson Melo Alves
em 16 de Maio de 2010 às 01:04.

Oficinas do Jogo, um projeto pioneiro na UNIMONTES que terá, com certeza, muitas produções e ações

no ambito educacional por um ensino de qualidade. Contribuirá na construir e no desenvolvimento do ensino de nossa região, pois a transfomação começa é aqui e agora.

Por Vitor Barros Latini Tucano
em 16 de Agosto de 2010 às 17:36.

Caro Joelson,

Procure o material de GRECO, Pablo Juan, que fala sobre as diferenças entre a realização de uma tarefa motora e a resolução de um problema motor. Acho que pode contribuir muito para a proposta.

Abraço e  sucesso. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.