Segundo a perspectiva de Freud, pai da psicanálise, o desenvolvimento é moldado por forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Seu objetivo é faer o paciente compreender seus conflitos emocionais inconsciêntes, fazendo perguntas destinadas a evocar lembranças esquecidas. Com isso concluiu que a origem das perturbações emocionais está em experiências traumáticas reprimidas na primeira infância.

A partir do desenvolvimento psicossexual, Freud dividiu a personalidade em três componentes hipotéticos: id, ego e superego. Segundo ele, recém nascidos são governados pelo id. Durante o primeiro ano de vida se desenvolve, gradualmente, o ego, que representa a razão. Por volta dos 5 ou 6 anos de idade se desenvolve o superego, que inclui a consciência, os "deveres" e as "proibições", além de ser altamente exigente. O ego intermedia os impulsos do id e as demandas do superego.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 6 de Maio de 2016 às 08:17.

Luana,

Deixou-me intrigado logo no início quando escreve..."o desenvolvimento é moldado por forças inconscientes que motivam o comportamento humano", Imagino que retirou o texto de alguma obra sobre o tema, mas ainda não o interpretou. Gostaria de conversar sobre isso, mas implica saber SUA opinião.

Como já se passaram muitos anos desde que Freud "sentenciou" muitas teorias sobre o psiquismo humano, sugiro a leitura da livro "Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar", de Daniel Kahneman (prêmio Nobel de Economia). O livro (2012) está adjetivado pelo Financial Times como "Uma obra-prima". 

Todos nós acreditamos que o homem, por ser dotado de razão, é capaz de conter os instintos e as emoções, avaliando objetivamente as situações e escolhendo, dentre as alternativas, a que lhe é mais vantajosa.Trata-se de um estudo sobre Tomada de Decisão, em que o autor mostra como essa crença é ilusória e como, na realidade, estamos sempre expostos a influências que podem minar nossa capacidade de julgar e agir com clareza.

Tenho certeza de que vai gostar... Boas leituras!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.