Pessoal, estamos fazendo o balanço (e sacolejos) de fim de ano nas comunidades. Criando novas, fazendo de outras temas de comunidades maiores... Devemos continuar com esta Artes? Artes e Atividade Física? Artes e Esporte? Laercio

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 20 de Dezembro de 2009 às 16:49.

Laércio,

minha sugestão: caso não haja postagem em 30 dias, qualquer comunidade, qualquer inscrito, vale a pena mante-la? ocupa espaço e, ao que parece, não há interesse...

Leopoldo

Por András Vörös
em 21 de Dezembro de 2009 às 09:28.

Caro Laércio:

sem dúvida que a comunidade ARTES é fundamental na riqueza da expressão artística da educação física.

Onde é possível encontrar arte da Educação Física ?  Cunhagem de medalhas, cartazes, selos, troféus, capas de livros e ilustrações, pictogramas de eventos, fotografia, e por aí vai........

A pouca atividade pode ser decorrente da falta de informação destas manifestações artísticas.

Entendo que o moderador (de qualquer modalidade) deveria postar pelo menos uma informação/debate por semana.

Sugiro que o cadastrado ao CEV, possa postar comentários em qualquer comunidade, independentemente se fazer parte do grupo.........haverão muitos palpites, mas que poderão contribuir na dinâmica.

Com o melhor dos meus abraços,

András

Por Monica C. M. Souza
em 18 de Janeiro de 2010 às 16:04.

A todos os participantes:

Sugiro que ao falar de "Artes"e Educação Física, não deixem de tratar também sobre questões éticas e respeito profissional:

1) Professor de educação física NÃO é professor de Arte.

2) Curso de Educação ’Física não forma ou qualifica um professor a trabalhar com Arte (música, dança, teatro, artes visuais e audiovisuais)

(a dança presente como disciplina em alguns cursos de educação física deve  ser usada como instrumento por este profissional e não tem a mesma abordagem de um profissional formado em um curso de graduação em dança por exemplo)

3) No final de 2009, terminei uma pesquisa que já apresentei em diversos congressos inclusive internacionais onde denuncio mostro a tentativa de apropriação do mercado acadêmico profissional das artes cênicas (dança, teatro e circo) por profissionais de educação física. Estratégia oportunista anti-ética? talvez. Mas talvez seja até decorrente do desconhecimento de alguns da área da educação física sobre os reais propósitos da sua intervenção profissional. 

4) Acho sim que pode haver diálogos entre a arte e a educação física. Mas com respeito e ética entre os profissionais envolvidos. E tem que ficar claro que um curso de Eucacação física não forma profissionais das artes para espetáculos artisticos de dança e teatro por exemplo.

5) Enfim a pergunta aqui é se deve acabar com deve continuar com a Comunidade Artes? Se for para estabelecer diálogos entre educação física com outras áreas sim. Mas se for para incentivar educadores físicos a se apropriar de atividades não inerentes a sua formação NÃO.

6) Mas concordo que é preciso estabelecer diálogos entre as áreas, mas com respeito.

at.

Monica Mesquita

Graduada em Teatro - Áreas de atuação e formação:Teatro, cinema e dança-teatro.

Por András Vörös
em 18 de Janeiro de 2010 às 20:21.

Prezada Mônica:

lí com satisfação a tua mensagem levantando muitas questões.

Tenho que me render aos teus comentários um pouco intempestuosos, mas nem por isso deixam de ser válidos.

Vou tentar dialogar contigo dentro das minhas limitadas possibilidades intelectuais. Acho que para facilitar vou usar também o sistema de itens, considerando como Zero o primeiro não numerado.

Zero): sem dúvida, a ética da prática profissional das várias áreas humanas que tratam sobre o corpo humano, sem que um profissional invada o espaço e os conhecimentos do outro, é muito importante. Lamentavelmente a diretriz dos Conselhos Estaduais de Educação Física é um pouco unilateral e limitante sobre a atuação dos profissionais da dança e da Yoga, entre outros. Tenha certeza que nem todos os graduados em Educação Física tem o mesmo posicionamento. aproveito para sugerir que vc formule uma questão objetiva a ser debatida na comunidade de Ética.

1) com certeza um professor de Educação Física não é um professor de Artes, mas sim aquele que faz graduação em Educação Artística, e mesmo assim depende da área de concentração e especialização.

2) o simples fato de ser professor de Educação Física propicia várias habilitações, mas qualquer que seja, será sempre desenvolvida depois da graduação e em cursos de extensão, pós graduação e outros específicos. Já dizia sócrates (o filósofo) que um Homem (humano e não gênero) educado deve saber: nadar, recitar e dançar. Assim, a disciplina de dança em alguns cursos tem o objetivo de despertar o graduando para uma atividade cultural e corporal das mais ricas.

3) peço desculpas antecipadas mas a redação do quesito não transmite o teu pensamento. gostaria de ler a tua pesquisa para melhorar meu conhecimento sobre a área. O que vc entende por tentativa de "apropriação de mercado" ? pois pessoalmente tenho notado que só se estabelece em alguma área quem tem competência para isso. A busca de novas oportunidades de trabalho é uma constante do mundo capitalista.   Você mesmo pergunta e responde: "Estratégia oportunista anti-ética? talvez." Note como vc mesma coloca dúvidas.

4) concordo contigo, como já afirmei acima, que só a formação específica levará qualquer pessoa a um desempenho qualificado. Agora, é muito importante abrir o leque sobre arte. Deixo para tí a pergunta: o que é manifestação da Arte? será que é só dança, ou poderei talvez ser um poeta? um pintor?, um escultor? um desenhista? e por aí vai.......

5) Talvez vc não tenha entendido a pergunta na sua essência. Tenha certeza que a tua participação foi muito importante para que a comunidade continue, pois a preocupação dos que colocam a alma no CEV, é a falta de manifestações dos seus membros. Ser um mero observador silencioso não agrega valor a nenhuma comunidade. PARABÉNS !!!!!

6) posso te dizer que a arte da convivência está em conviver com os contrários (que não é o caso presente, pois estamos do mesmo lado), e mostrar as infinitas possibilidades de atuação com o ser humano.

Como curiosidade, posso te dizer que trabalhei em uma peça de teatro, como professor de Esgrima, na montagem de Romeu e Julieta.

PARABÉNS !!!! mais uma vez pela tua mensagem , e fico na esperança de que os outros participantes da comunidade se façam presentes com suas opiniões para podermos dialogar.

com o melhor dos meus abraços

András / Curitiba

um professor de Educação Física em estado contemplativo da Arte


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.