Cevnautas das Artes,

Como a turma do cinema está aqui na CEVArtes repasso a nota da ef-esporte. Pedindo desculpas pela duplicação pra quem já recebeu a msg por lá.

Laércio

... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/10-filmes-imperdiveis-sobre-os-jogos-olimpicos-e-o-cinecev/

10 Filmes Imperdíveis Sobre os Jogos Olímpicos e o Cinecev

Cevnautas,

O Jornal O Tempo fez uma boa matéria sobre filmes & Olimpiada (Obrigado, Walfrido!).

O CineCEV é um sonho de primeira hora de 20 anos atrás. Nue nunca conseguimos levar adiante. Chegamos a ter uma lista de discussão, mas que não conseguiu virar comunidade em 2008.

A primeira versão do CEV tinha uma cinemateca no prédio de administração. É um desenho bom de revisitar. Basta clicar no desenho que esta à direita na faixa superior do portal que incorporou a novidade de 1996 (logo com gif animado). A capa do CEV com desenho colorido na primeira versão foi logo substituida porque as conexões via telefone da época não suportavam telas com mais de 50 Kb!

http://bit.ly/cev1997

Quem topa ajudar a ressuscitar o CineCEV? Basta escrever para  laercio@cev.org.br

Olimpíadas no cinema: 10 filmes imperdíveis sobre os Jogos Olímpicos
Muitos longas-metragens são baseados em emocionantes histórias reais de edições do evento esportivo

Ao longo das edições modernas dos Jogos Olímpicos, muitas histórias foram imortalizadas nas telas dos cinemas. Desde a façanha de Jesse Owens em 1936, ou as consequências dos Atentados de Munique, em 1972, muitos filmes foram lançados retratando momentos olímpicos. Alguns deles viraram verdadeiros clássicos do cinema, com trilha-sonora, marcante, com críticas significativas e vitórias nas mais renomados premiações cinematográficas. O SuperFC elegeu os 10 melhores filmes olímpicos, para assistir antes da edição brasileira do evento esportivo.

Raça (2016)

Filme lançado no mês passado, retrata a vida do corredor Jesse Owens, que calou o Estádio Olímpico de Berlim, em plena Alemanha Nazista, nos Jogos de 1936.

Foxcatcher (2014)

Concorrente ao Oscar de melhor filme em 2015, o longa conta a história do campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz, que aceitou viver na mansão do milionário, john du Pont. O atleta tenta a todo custo levar consigo o irmão, também lutador, Dave Schultz. Mas a personalidade volúvel do milionário coloca a preparação para a conquista de uma nova medalha olímpica e o relacionamento entre os três, em risco.

Carruagens de Fogo (1981)

Vencedor de quatro estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, e com uma trilha sonora inesquecível, o longa conta a história dos dilemas da equipe britânica de atletismo nas Olimpíadas de 1924, em Paris, já que Eric Liddell, cristão devoto, se recusou a participar de uma prova que seria realizada no domingo. Harold Abrahams, adversário do atleta, entra na disputa para a vaga dos 100 metros.

Munique (2006)

Outro filme com indicação a Oscar, o filme parte dos atentados terroristas que mataram 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Após a tragédia, o governo de Israel dá ao Mossad, a polícia secreta do país, a missão de assassinar os responsáveis pelo ataque.

Invencível (2014)

O norte-americano Louis Zamperini ficou em 8º lugar na disputa dos 5.000 metros das Olimpíadas de 1936, na Alemanha Nazista. Mas os planos do jovem corredor de conquistar a medalha nos próximos Jogos Olímpicos foram interrompidos pela Segunda Guerra Mundial. O filme dirigido por Angelina Jolie conta a história do atleta que foi convocado para as batalhas, e que após um acidente aéreo, acabou capturado por soldados japoneses.

Prefontaine - Um Nome sem Limites (1997)

O longa é baseado na história de Steve Roland Prefontaine, um atleta especialista em corridas de longa distância, mas que teve a carreira interrompida por uma tragédia.

As Parceiras (1982)

Chris Cahill é uma atleta que se prepara para participar dos Jogos Olímpicos de 1980. Durante o período de treinamento, ela acaba se envolvendo com a veterana Tory Skinner, que busca conquistar mais títulos na carreira. As duas conhecem o treinador Terry Tingloff e a relação entre os três passa a enfrentar turbulências

Jamaica abaixo de zero (1993)

Uma história das Olimpíadas de Inverno, o longa retrata a trajetória da despreparada equipe de bobsled da Jamaica, que tenta ir à disputa da edição de 1988, disputado no Canadá. Com um treinador que perdeu sua chance de entrar para história e atletas que frustraram no atletismo, a narrativa é baseado em fatos reais.

O homem de bronze (1951)

O filme conta a história do atleta norte-americano Jim Thorpe, que enfrentou diversos preconceitos por ser descendentes de índios, mas conquistou medalhas de ouro no pentatlo e decatlo, nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo. O esportista também teve feitos memoráveis no Futebol Americano.

Asterix nos Jogos Olímpicos (2008)

O icônico personagem dos quadrinhos volta à telona, junto com o amigo Oberix, para ajudar um amigo a vencer os Jogos Olímpicos. Asterix, no entanto, não poderá usar a fórmula mágica dos galeses, que dá forças mágicas a quem toma.

FONTE COM FOTOS E LINKS:  http://www.otempo.com.br/hotsites/olimp%C3%ADadas-2016/olimp%C3%ADadas-no-cinema-10-filmes-imperd%C3%ADveis-sobre-os-jogos-ol%C3%ADmpicos-1.1335195
 

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.