A Lei 13.006 de 24 de junho de 2014 obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico. Segundo o Artigo 26, parágrafo 8o. A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular integrado à proposta  pedagógica da escola, sendo a exibição obrigatória por, no mínimo, 2(duas) horas semanais.

O uso da mídia, filmes entre outros, é importante para o processo de aprendizagem dos alunos já que a da escola deve suscitar o debate e um ensino crítico. Entretando algumas críticas surgiram em relação a aplicação dessa Lei. Por exemplo, Marcos Donizetti da Silva ( graduado em cinema e Audiovisual) pergunta  quais são, efetivamente, os parâmetros de exibição desses conteúdos?

O que me chama mais a atenção é o "desconhecimento" da realidade das escolas públicas brasileiras. Existe ambiente propício para a exibição de um filme? A maioria das escolas públicas não tem nem espaçoe material para as aulas de Educação Física! Isso me faz lembrar do programa que implantou vários computadores nas escolas. Só que se esqueceram que não tinham salas nem sinal de internet.

Bom, pelo menos já existe a Lei (sic) . Vamos esperar pelo resto...

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 9 de Julho de 2016 às 08:29.

Sidney, Cevnautas,

O assunto me fez lembrar o caso de um profissional chamado pra fazer propaganda de um relógio. Ele ouviu a proposta e pediu meia hora. Voltou dizendo que não adiantava fazer propaganda. As 3 lojas que ele tinha visitado no intervalo não tinham o relógio pra vender.

Claro que ainda não tinha internet nesse tempo.

Poderíamos começar oferecendo relógios no loxinha. 

Uso a história para insistir, como há vinte anos, na importância do banco de filmes do CEV. Com sinopse e idéias pedagógicas.

Vamos tramar?

O primeiro passo seria encontrar portais que tem isso.

Achei um de matemática:

http://www.qedcat.com/moviemath/

Tem o de psicologia do esporte já anuncioado aqui:

http://sportpsymovies.blogspot.com.br/

Laércio

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.