OS JOGOS DA MINHA ESCOLA - livro novo do Lino!!!

Lino Castellani Filho - e o filho, mais o LOR - estão lançando livro novo na praça…

 Os jogos da minha escola Autor: Lino Castellani Filho , Rafael Moreno Castellani  Nº de Páginas: 80 pgs - Nº da Edição: 1ª Edição (2009) - Autores associados http://www.autoresassociados.com.br/livro/503/os-jogos-da-minha-escola

O livro propõe ressignificar as competições esportivas, não mais o relacionando mecânica e automaticamente ao alto rendimento esportivo — seja nas ações curriculares como extracurriculares — e construindo sua inserção como elemento significativo na construção da autonomia esportiva do educando.

Os Jogos da minha Escola é indicativo de como a escola pode oportunizar aos seus alunos, o vivenciar da construção de uma prática social na condição de protagonistas de suas próprias histórias, motivando um processo de formação humana que tem na apropriação do conhecimento, o ponto de partida para uma intervenção autônoma, crítica e criativa na realidade que nos cerca.  

Os Jogos da minha Escola

 

O Esporte na Escola tem sido responsável por boa parte dos debates realizados no campo da Educação Física. Das últimas décadas do século passado para cá, passamos da sua marcante presença no universo escolar, a partir do parâmetro do rendimento físico/esportivo, para uma quase absoluta defesa de sua saída daquele espaço, até encontrarmos um ponto de equilíbrio onde não mais se questiona a pertinência de sua presença na escola, mas sim a forma como ela deveria se configurar.

Assim, seu lugar na escola passa a ser demarcado pelo reconhecimento do saber esportivo não limitado ao ato de ensinar a jogar, o que dá lugar a um processo de ensino-aprendizagem valorizador da reflexão sobre o sentido e significado da presença do Esporte nas sociedades contemporâneas como parte integrante da cultura corporal.

Nada mais representativo do quadro acima do que as competições esportivas escolares, reconhecidamente identificadas com o modelo da priorização da performance. Mas no lugar de propostas pela sua pura e simples extinção, este livro se propõe a ressignificar sua presença, não mais o relacionando mecânica e automaticamente ao alto rendimento esportivo — seja nas ações curriculares como extracurriculares — e construindo sua inserção como elemento significativo na construção da autonomia esportiva do educando.

Nele, Renan e seus amigos estão vivendo as situações típicas dos adolescentes e, na escola, se deparam com a chegada de um novo professor de educação física que, de forma sutil, cria situações que viram de perna pros ares a organização dos Jogos Escolares, aqueles interclasses, que todos conhecem… Essa nova realidade os leva a viverem experiências que certamente os acompanharão ao longo de suas vidas…

 Voltado tanto para os professores quanto para os alunos, este livro renova a importância do componente curricular educação física na sua relação com um de seus conteúdos mais significativos, qual seja, o esporte.

Os Jogos da minha Escola é indicativo de como a escola pode oportunizar aos seus alunos, o vivenciar da construção de uma prática social na condição de protagonistas de suas próprias histórias, motivando um processo de formação humana que tem na apropriação do conhecimento, o ponto de partida para uma intervenção autônoma, crítica e criativa na realidade que nos cerca.  

 

ENTREVISTA COM AUTORES

Como surgiu a ideia do livro?

R) DO RESPEITO AO DEBATE PRESENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E, NELA, SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; DA COMPREENSÃO DE QUE DEVERÍAMOS REDIMENSIONAR A PRESENÇA DO ESPORTE NA ESCOLA AO INVÉS DE PERMANECERMOS EXCLUSIVAMENTE NA CRÍTICA SOBRE A FORMA COMO ELE SE FAZIA PRESENTE NELA; E, POR FIM, NAS DISTINTAS EXPERIÊNCIAS DOS QUE SE AVENTURARAM A SISTEMATIZAR O TRABALHO (LINO, RAFAEL E LOR).

É paradidático?

R) SIM. TEM O INTUITO DE SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, TANTO PARA O ALUNO COMO PARA O PROFESSOR.. TEMOS A EXPECTATIVA DE VÊ-LO NA MOCHILA DOS ESTUDANTES E NA PRANCHETA DO PROFESSOR., OU SEJA, QUEREMOS VÊ-LO PARTE INTEGRANTE DO COTIDIANO DE AMBOS.

Para quem vocês escreveram?

R) PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.. OS JOGOS DA MINHA ESCOLA OU É DE TODA A ESCOLA OU É DE NINGUÉM.. .MAS TAMBÉM O VISUALIZAMOS NOS MAIS DE 6OO CURSOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ONDE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NÃO PODE PRESCINDIR DA REFLEXÃO DO ESPORTE VISTO COMO PRÁTICA SOCIAL…

Qual o seu diferencial com outras obras no mercado editorial?

R) COM TODA HONESTIDADE, DESCONHECEMOS OBRAS NO MERCADO EDITORIAL DOTADAS DE PROJETO EDITORIAL IGUAL OU MESMO SIMILAR…

PÚBLICO - PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM ESPECIAL (MAS NÃO EXCLUSIVAMENTE) OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PRIORITARIAMENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO); PROFESSORES E ALUNOS DE CURSOS DE 3º GRAU DE EDUCAÇÃO FÍSICA

dom, 11/10/09 por leopoldovaz | categoria Educação Física, Esporte Escolar, Literatura & Esporte

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.