Pessoal, para meus camaradas que tem(os) preguiça de escrever muito - costumamos dizer que somos apóstolos da concisão - a ABL abriu um concurso de microcontos no limite do Twitter, 140 caracteres. Vamos encarar? Laercio

Concurso Cultural de Microcontos do Abletras é lançado na ABL

A Academia Brasileira de Letras lançou no dia 15 de março, o Concurso Cultural de Microcontos do Abletras, o Twitter da ABL.

Para participar, o consulente deve ser seguidor do Abletras e enviar para o email (que consta no regulamento) um microconto contendo no máximo 140 caracteres, com tema livre, contendo nome, endereço e telefone para contato, até o prazo determinado.

A Academia contemplará três microcontos, levando em consideração o uso correto das normas gramaticais, como coerência, coesão e ortografia em sua avaliação. Os escolhidos serão expostos no Portal da ABL, assim como no Abletras. Além disso, o primeiro lugar receberá um Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP); o  segundo lugar ganhará um minidicionário escolar da Academia Brasileira de Letras; e o terceiro lugar receberá um minidicionário da Língua Portuguesa do Professor e  Acadêmico Evanildo Bechara, todos com as devidas atualizações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL ABLETRAS
1 – TEMA:
A Academia Brasileira de Letras (ABL), com o objetivo de promover sua imagem na rede social Twitter, através do Abletras, estabelece normas para a participação no Concurso Cultural
ABLETRAS.
Os participantes deverão escrever um microconto com até 140 caracteres. O melhor, além da premiação, terá seu trabalho exposto no portal da ABL e no Twitter Abletras.
2 – CATEGORIAS:
Todas as faixas etárias podem participar do Concurso, exceto Acadêmicos, funcionários da Academia Brasileira de Letras e familiares.
3 – PARTICIPAÇÃO:
3.1 O participante precisa ser seguidor do Twitter Abletras para poder participar do Concurso;
3.2 O microconto deverá ser enviado para o email academia@academia.org.br;
3.3 Cada participante só poderá enviar um microconto;
3.4 O tema para a realização do microconto é livre;
3.5 No ato em que enviar o microconto, deverá enviar também a identificação no Twitter, assim como nome completo, endereço e telefone para contato;
3.6 Os vencedores do concurso cultural declaram, desde já, serem de suas autorias os microcontos encaminhados ao concurso e que os mesmos não constituem plágios de espécie alguma, ao mesmo tempo que cedem e transferem à Academia Brasileira de Letras, sem quaisquer ônus para esta em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre os referidos microcontos, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução na divulgação do resultado.
4 – PRAZOS:
Envio dos contos até 30/4
Data máxima do julgamento 30/6
Data do resultado 1/7
Data da publicação no Twitter e Portal: 1/7
5 – AVALIAÇÃO:
A Comissão Julgadora, indicada pela Academia Brasileira de Letras, se encarregará de escolher 3 microcontos, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
6 – COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO:
Alexei Bueno – Responsável pela Galeria Manuel Bandeira e poeta; Luiz Antônio de Souza – Responsável pela Biblioteca Lúcio de Mendonça; Raphael Pinheiro – Responsável pelo Portal da ABL.
7 – PREMIAÇÃO:
1º Lugar: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP;
2º Lugar: Minidicionário da Academia Brasileira de Letras;
3º Lugar: Minidicionário do Profº Bechara.
8 – DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Serão automaticamente desclassificados os trabalhos encaminhados fora do prazo estipulado e/ou não estiverem dentro das normas estabelecidas neste Regulamento;
8.2 O microconto classificado será exposto no Portal da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br) e no Twitter da ABL, o Abletras;
8.3 O prazo para reclamação do prêmio é de 180 dias, contados a partir da divulgação oficial dos resultados;
8.4 A participação neste concurso cultural implica na aceitação irrestrita deste regulamento;
8.5 O participante autoriza, desde já, a utilização de seu nome e imagem para fins de
divulgação/promoção do concurso cultural.

................

Uma dica de contos curtos (1000 a 3000 caracteres) que pode servir: http://bibliowiki.com.pt/index.php/Conto_curto

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.