Foi uma longa batalha contra a doença tinhosa, com as quimioterapias que costumam mais azucrinar do que sarar. Conheci o Dietmar em Bogotá, no começo dos anos 80, num encontro de Documentação e Informação em Esportes. Depois, me animei com a transferência pra UFMG onde ele estava com o meu amigo LOR, a Isabel Montaldon e uma turma boa que costumava tomar cerveja no fim do expediente nos bares do Ouro Preto (parece que esse tipo de coisa não acontece mais nas universidades, agora é a praga emocional que acompanha a mastigação de peipers e a roedura do Lattes. O tempo passa.

 Continuo não concordando com essa história de morrer. Segue a notícia.

Laércio

Amigos,
                    Comunicamos o Falecimento do Professor Doutor Dietmar Samulzski – Escola de Educação Física UFMG, cujo velório acontecerá no “Funeral House” à Avenida Afonso Pena nº 2.158 -  hoje a partir das 20 horas, e o enterro será amanhã domingo às 11 horas no Cemitério Bosque da Esperança.
                                                        Abraços,
                                                                  Claudio Boschi

ps. acompanhei o Laercio algumas vezes, nos papos do final da tarde de BH, quando fui fazer meu Mestrado na UFMG. Conheci o Samulski, pois trabalhava, também, com Atletismo; chegamos a publicar os tres, artigo publicado em jornal de BH sobre a participação de crianças em competições ... segue o meu, escrito a pedido deles.

Samuski era muito ´serio; à primeira vista, no primeiro contato, até antipático... depois se via o cara legal que era... Como dizia nosso amigo Carlos de Lima, vou, mas sobre protesto...

         ATÉ ONDE PARA AS CRIANÇAS ?

Leopoldo Gil Dulcio Vaz [1]

             Esta pergunta será respondida  nos dias 28 a 30 de junho próximo, quando a Escola de Educação Física da UFMG realizará o I SIMPÓSIO MINEIRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DE CRIANÇAS. Assume capital importância o evento quando se observam inúmeras  corridas rústicas sendo realizadas, que aceitam a participação de crianças de 10, 11, 12 anos e, às vezes, até de menos idade.

            Não que o talento esportivo não deva ser desenvolvido. Deve-se é atentar para a exploração de pessoas que se dizem "técnicos" fazem dos jovens corredores. Pessoas que não sabem, e nem têm noção, de como conduzir um treinamento, de como conduzir uma criança no esporte, em especial no Atletismo.

            Para tal requer-se uma cuidadosa seleção para a entrada em competições de longa distância, de modo a eliminar todas as anomalias que possam aparecer, notadamente no sistema ósseo, impedindo o crescimento normal da criança.

            Recentemente a FIAA - Federação Internacional de Atletismo Amador - pronunciou-se a respeito (TRACK AND FIELD, 1988). Partindo da questão "deve-se permitir que crianças corram grandes distâncias?", o Comitê Médico daquela Federação considerou vários aspectos dos esportes e treinamento para crianças até 14 anos e, em particular, observou os eventos nos programas atléticos que são dirigidos a este grupo etário. Conclui que, para o desenvolvimento harmônico, mental e social de uma criança, deve ser praticada uma variedade de esportes - incluindo jogos de equipe.

            No que tange à prática  do Atletismo, quando se deseja especializar uma criança na idade de 12 anos, devem ser tentados, de modo geral, uma variedade de corridas, com a distância mais longa variando de 600 a 800 metros. Um treinamento super-intensivo leva perigo à constituição física da criança, podendo ocorrer repercussões com o deslocasmento de cartilagem de crescimento, na região púbica, nos joelhos e tornozelos, nas extremidades de ossos longos.

            SORZY, GOLEBIEWSKI & JORWJAK, em seu estudo "Limites mínimos de idade para jovens corredores de maratona" (NEWS STUDIES IN ATHLETICS 4, 1986) enfatizam que há um efeito negativo, sobre o esqueleto, de um esforço excessivo feito durante idades abaixo de 17 anos. Pesquisando jovens corredores de idade entre 14 e 17 anos, com treinamento semanal de 50 a 120 quilômetros, encontraram alterações de coluna, de quadril, de joelhos, de pés.

            Todos com seu ciclo de crescimento prejudicados pelos excessos de treinamento. Como enfatizam os autores, é após os 20 anos de idade que o sistema ósseo tem seu término de crescimento.

            É particularmente urgente enfatizar estes fatos, pois as corridas rústicas estão se tornando cada dia mais populares em todos os países,  e pais e professores são tentados a incentivar a participação de crianças nesses eventos e mesmo em maratonas.

            É opinião do Comitê Médico da FIAA que não devem ser incentivados treinamentos e competições de longa distância em eventos de pista e corridas rústicas às crianças. Até 12 anos sugere-se que não devam ser corridos mais de 800 metro sem competições.

[1] * Professor de Educação Física do CEFET-MA; Mestrando em Ciência da Informação UFMG;  Bolsista da FAPEMA.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.