Há 10 anos Brasil perdia o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva Fonte: CBAt
Dez anos sem o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva (Arquivo)
Clique na Imagem para Ampliar
Adhemar Ferreira da Silva nasceu no bairro paulistano da Casa Verde, em 29 de setembro de 1927. Há exatos 10 anos, em 12 de janeiro de 2001, o bicampeão olímpico morria no Hospital Santa Izabel, no centro da capital paulista. Ainda morava no mesmo bairro. Na ocasião, era presidente da Comissão de Atletas da CBAt, a convite do presidente da Confederação, Roberto Gesta de Melo.

A vida esportiva e pessoal de Adhemar é riquíssima. Nos estádios do mundo, seus maiores feitos foram as conquistas da medalha de ouro no salto triplo, em duas edições olímpicas seguidas: Helsinque, na Finlândia, em 1952, e Melbourne, na Austrália, em 1956.

É o único sul-americano a ganhar dois títulos olímpicos seguidos em eventos individuais na história dos Jogos. Também foi tricampeão pan-americano, em Buenos Aires, na Argentina, em 1951, na Cidade do México, em 1955, e em Chicago, nos Estados Unidos, em 1959. Foi bicampeão da Universíade e ganhou 10 vezes o Troféu Brasil. Em sua carreira, defendeu o São Paulo FC e o Vasco da Gama.

O Tricolor mantém duas estrelas douradas em seu uniforme oficial, em homenagem aos dois primeiros recordes mundiais estabelecidos por Adhemar: 16,00 m em 1950, em São Paulo, e 16,01 m, no Rio de Janeiro, em 1951. Ele superou ainda outras três vezes o recorde: 16,12 m e 16,22 m em Helsinque, em 1952, e 16,56 m, no México, em 1955.

Adhemar também foi colunista do antigo jornal "Última Hora" e adido cultural junto à Embaixada do Brasil na Nigéria. Em 1987 recebeu a medalha de "Emérito", principal comenda da CBAt concedida a um atleta. No mesmo ano, foi homenageado pela IAAF, junto com João Carlos de Oliveira, como autor de uma das 100 performances mais importantes no Jubileu de Diamante da entidade (1912-1987). Em 2001, o COB instituiu Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Entre os ganhadores estão nomes como Nelson Prudêncio, Aída dos Santos e Éder Jofre.

"Adhemar foi um vitorioso", diz Roberto Gesta de Melo, que em sua Galeria Olímpica tem uma sala dedicada ao antigo campeão. "Como atleta olímpico é reconhecidamente o mais importante da história do Brasil. Também é um exemplo de dedicação ao trabalho. Sempre, nas palestras e nas entrevistas, falava da importância do Atletismo, como importante porta de entrada para a cidadania", conclui Gesta.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.