CBAt REALIZA 99 TESTES ANTIDOPING EM 7 DIAS

Entre os dias 25 e 31 últimos, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) submeteu 99 atletas a testes antidoping. Foram testes fora-de-competição e também em eventos, mas, neste caso, sem aviso prévio. Os controles foram aplicados pela Agência Nacional Antidoping (ANAD), da CBAt, e segue o programa da entidade, aprovado no IV Fórum "Atletismo do Brasil", realizado em dezembro, na capital paulista.

"Em 2010 faremos controles em competição, mas vamos priorizar os testes-surpresa", explicou Martinho Santos, membro da ANAD e superintendente técnico da CBAt. "Estes 99 controles foram feitos em corridas de rua, em que normalmente os organizadores não fazem testes em eventos de campo e pista, sem aviso prévio e em locais de treinamento de atletas", disse Martinho.

"A CBAt, que fez 524 testes em 2009, é a entidade-dirigente que maior número de controles realiza no País, atrás apenas do futebol", lembrou o presidente da CBAt e membro do Conselho da IAAF, Roberto Gesta de Melo.

Para efetivar a operação nos últimos sete dias, a ANAD escalou três Oficiais de Controle de Doping e 12 assistentes. "O custo é considerável, mas a comunidade atlética entende que o combate ao uso de substâncias ilegais é fundamental no esporte", afirmou Gesta.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.