Houve recorde também no número medalhas de prata, pois no México foram ganhas seis, contra cinco no Rio. Em 2007 houve mais bronzes: 9 a 7. Agora, na história de 60 anos e 16 edições do PAN, o Atletismo nacional soma 160 medalhas, ganhas de Buenos Aires 1951 a Guadalajara 2011: 56 de ouro, 45 de prata e 59 de bronze.
Com o título de Solonei, o Atletismo brasileiro fechou, assim, com ouro sua participação em Guadalajara. Aliás, a campanha começara também com ouro, ganho por Adriana Aparecida da Silva na maratona feminina, na rodada de abertura do torneio, no último dia 23.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, comemorou a vitória de Solonei e os números do Atletismo no PAN 2011. "O Solonei ajudou o Brasil a superar mais um recorde, pois o Atletismo chegou a 10 medalhas de ouro, sua maior conquista em uma única edição do PAN. No Rio, em 2007, já havíamos conseguido 9 medalhas, agora voltamos o superar o recorde", disse Gesta.
"Vitórias como a do Solonei mostram a essência do Atletismo. É um atleta que vem das camadas mais humildes da população brasileira. Ele tem a cara e o nome do povo brasileiro. Isto nos orgulha e demonstra, mais uma vez, que no Atletismo um atleta pode alcançar a inclusão, sem importar sua condição social, tipo físico ou origem geográfica", afirmou o dirigente.
Gesta ainda lembrou que a equipe brasileira cresceu em resultados, embora fosse numericamente bem menor, que há quatro anos. "No Rio, como sede, tivemos equipe completa. Aqui, o número de atletas foi menor, vieram apenas os que conseguiram os índices altamente competitivos, estabelecidos pela Confederação", lembrou. "E mesmo assim conseguimos novamente o 2º lugar no quadro de medalhas do Atletismo, atrás apenas de Cuba, e à frente da maior potência atlética do planeta, os Estados Unidos. Outro dado importante: o Atletismo foi o único esporte em que nada menos que 20 países colocaram atletas no pódio em Guadalajara, sendo que 11 fizeram campeões. E sete países alcançaram mais que um ouro. É um caso único", completou.
Em Guadalajara, o Brasil manteve a hegemonia em provas como o 4x100 m e a maratona, no masculino. Houve a consagração de nomes como Marilson dos Santos e Maurren Maggi, única mulher tricampeã dos Jogos. E a conquista do título por atletas da jovem geração, como Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos. E além dos ganhadores das 23 medalhas, em outras 20 provas os brasileiros ficaram entre os oito primeiros.
PÓDIO BRASILEIRO NO ATLETISMO - PAN 2011 - GUADALAJARA
Medalha de Ouro
Adriana Aparecida da Silva - maratona
Rosângela Santos - 100 m
Leandro Prates - 1.500 m
Maurren Maggi - salto em distância
Lucimara Silvestre - heptatlo
Marilson Gomes dos Santos - 10.000 m
Ana Cláudia Lemos - 200 m
4x100 m feminino - Ana Cláudia/Vanda Gomes/Franciela Krasucki/Rosângela Santos
4x100 m masculino - Ailson Feitosa/Nilson André/Sandro Viana/Bruno Lins
Solonei Rocha da Silva - maratona
Medalha de Prata
Cruz Nonata -5000 m/10.000 m
Fabiana Murer - salto com vara
Kleberson Davide - 800 m
Hudson de Souza - 3.000 m com obstáculos
4x400 m feminino - Geisa Coutinho/Joelma Neves/Bárbara de Oliveira/Jailma Lima
Medalha de Bronze
Ronald Julião - lançamento do disco
Joilson Bernardo da Silva - 5.000 m
Geisa Coutinho - 400 m
Giovani dos Santos - 10.000 m
Jefferson Sabino - salto triplo
Bruno Lins - 200 m
Sabine Heitling - 3.000 m com obstáculos
VISITE O SITE DA CBAt PARA O PAN 2011 - acesso pelo link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/pan2011/default.asp
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.