Fonte: CBAt
Marilson e Giovani, ouro e bronze (foto de Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - Marilson Gomes dos Santos é um dos atletas mais laureados do Brasil. Faltava, porém, um título dos Jogos Pan-Americanos. Nas duas edições anteriores em que tinha participado, em Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007, embora liderasse boa parte do percurso, no final fora ultrapassado por mexicanos: na capital dominicana, por Teodoro Vem, e no Rio, por José David Galvan.

Pois foi em Guadalajara, no país dos antigos algozes, que o brasiliense de 34 anos, pôde, enfim, comemorar sua medalha de ouro na prova. E deixando para trás um mexicano, Juan Carlos Romero, que ficou com a medalha de prata.

E o Brasil ainda colocou seu outro atleta no pódio: o mineiro Giovani dos Santos.

Desta vez Marilson não deixou dúvida quanto à sua superioridade. Apenas no primeiro km o líder foi Giovani, com 2:55.04. Mas, a partir do km 2, com 5:44.36, ele foi para a frente e liderou todo o restante do percurso. No km 9 passou com 26:03.70 e finalizou os 10.000 m com 29:00.64, para garantir seu primeiro ouro. A medalha de prata foi para Juan Carlos Romero, com 29:41.00 e a de bronze para Giovani dos Santos, com 29:51.71.

Treinado por Adauto Domingues, antigo bicampeão pan-americano dos 3.000 m com obstáculos, Marilson compete pela equipe paulista da BM&FBovespa. O fundista integra o Programa CAIXA de Apoio a Atletas de Alto Nível. Nas duas últimas edições ele ainda ganhou bronze nos 5.000 m. Em Santo Domingo, aliás, sua medalha foi a de número 100 do Atletismo brasileiro na história. Ele também é duas vezes campeão da Maratona de Nova York e três vezes ganhador da Corrida de São Silvestre. Marilson é casado com Juliana Santos, ouro nos 1.500 m no PAN 2007.

"Demorou, mas enfim sou campeão do PAN. Desta vez não pensei em ninguém, fiz a minha corrida. Acho que este é o segredo", afirmou o recordista sul-americano dos 10.000 m, com 27:28.12.

Giovani, por sua vez, estava na 3ª posição desde as primeiras voltas. Já começava a comemorar o 3º lugar, quando viu a aproximação do norte-americano James Strang. Teve que forçar o ritmo, mas garantiu a medalha de bronze. Muito emocionado, chorou copiosamente durante a cerimônia de premiação.

Corredor de 30 anos, Giovani compete pela Pé de Vento, do Rio de Janeiro, e treina com Henrique Viana. Este ano, ele foi campeão sul-americano da prova em Buenos Aires. Em 2010, ele foi o melhor brasileiro na São Silvestre, com o 4º lugar.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.