João Pedro Nunes, da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

A atleta Ana Claudia durante treino. Foto: Wagner Carmo/CBAT
Clique na Imagem para Ampliar

Buenos Aires - Era quase meia-noite quando a delegação brasileira chegou ontem 31 ao Hotel Presidente, onde a Seleção Brasileira está hospedada em Buenos Aires e disputa, a partir de amanhã 2 o Campeonato Sul-Americano de Atletismo 2011. Mesmo assim, a maioria dos atletas não teve dúvidas e acordou cedo nesta quarta-feira 1 para fazer o treino de reconhecimento na pista do Cenard, no bairro de Nuñes, vizinho ao estádio do River Plate, onde as provas serão realizadas na capital argentina.

A vontade de competir e os quase 40 anos de hegemonia no continente deixam os brasileiros otimistas e confiantes num grande desempenho. As velocistas Ana Cláudia Silva e Rosemar Coelho Neto dão um exemplo disso. "A gente vem para o Sul-Americano com a obrigação de tentar a vitória. Quero repetir a minha melhor marca e voltar feliz para casa", disse Ana Cláudia, recordista sul-americana dos 100 m, com 11.15, que correrá ainda os 200 m e o revezamento 4x100 m. "Participo de eventos sul-americanos desde 1991, quando ainda era uma menina. Sempre entramos, em qualquer categoria, com força e competitividade", completou Rosemar.

Mesmo quem não é favorita, procura buscar coragem nos companheiros. Este é o caso de Maíla Machado, nos 100 m com barreiras. "A colombiana Brigite Merlano está correndo muito bem e mostrou isso nos GPs disputados no Brasil. Ninguém, porém, é imbatível. Sei do meu potencial e sei que posso vencê-la", afirmou a líder do Ranking Brasileiro, com 13.34, pré-convocada para o PAN do México. "Não podemos deixar de acreditar na gente", completou a atleta paulista, de 30 anos, treinada por Katsuhico Nakaya.

Elisângela Maria Adriano é a maior vencedora da história do Sul-Americano, com 15 medalhas de ouro. Este será o 11º evento continental da carreira e vai disputar apenas o arremesso do peso, embora tenha se dedicado mais ao lançamento do disco ultimamente. "Prometo me esforçar para fazer o máximo. Quero uma marca superior aos 19 metros", lembrou a atleta de 38 anos, cujo recorde sul-americano na especialidade é de 19,30m, obtido em Tunja, em 2001, na Colômbia. Ela é treinada por João Paulo Alves da Cunha, em São Caetano.

Nos 5.000 m feminino, o Brasil contará com duas atletas de alto nível: Cruz Nonata da Silva e Fabiana Cristine da Silva. "Estou passando pela melhor fase da minha careira e meu objetivo é completar os 5.000 m em menos de 13:27.94", arriscou a piauiense Cruz Nonata, de 36 anos, que já assegurou índice para o PAN. Fabiana ainda corre atrás de uma marca melhor. "Estou bem treinada e só preciso colocar em prática na competição, tudo o que estou fazendo nos treinos", disse a pernambucana.

Além de fazer um leve treino individual no campo 2 do Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo (Cenard), os velocistas ensaiaram também a troca de bastão no revezamento, como foi o caso de Sandro Viana, Nilson André, Aílton Feitosa e Carlos Roberto Pio. Nilson André, campeão ibero-americano dos 100 m e dos 200 m em 2010, na Espanha, é uma das referências das provas.

Estrelas de outros países

Os organizadores confirmaram nesta quarta-feira a participação de cerca de 400 atletas de 14 países na competição (os 13 da Confederação Sul-Americana de Atletismo e mais Aruba, convidada). O Brasil, mais uma vez, tem a maior delegação, com 78 integrantes (39 homens e 39 mulheres). Entre as estrelas anunciadas, além das brasileiras, estão os panamenhos Irving Saladino, campeão olímpico em Pequim 2008, no salto em distância e Alonso Edwards, vice-campeão mundial em Berlim 2009 nos 200 m. Ele deve correr nesta quinta os 100 m.

Os anfitriões se prepararam como nunca para esta competição. Desde outubro, a Confederação Argentina de Atletismo acompanha de perto todo o trabalho dos treinadores, visando uma atuação convincente dos argentinos em Buenos Aires. São destaques do país Jennifer Dahlgreen no martelo, Germán Lauro no peso e no disco, Juan Cerra (busca o nono título consecutivo no lançamento do martelo), além de Briain Toledo, no lançamento do dardo.

Na Cerimônia de Abertura do evento, prevista para as 12:05, haverá apresentação de MiniAtletismo, um programa idealizado pela IAAF, que os países sul-americanos estão tentando incluir nas escolas. No Brasil, o presidente Roberto Gesta de Melo, conseguiu grandes avanços nesse setor, com o fechamento de vários acordos com prefeituras de todo o País. E o Ministério do Esporte anunciou a oficialização do projeto.

Atletas brasileiros que competem nesta quinta-feira

Salto em distância feminino - Maurren Maggi e Keila Costa
Arremesso do peso masculino - Ronald Julião e Douglas Ataíde
100 m masculino - Nilson André - Sandro Viana
100 m feminino - Ana Cláudia Silva e Rosemar Coelho Neto
5.000 m masculino - Marcelo Cabrino e José Magno dos Santos Mota
5.000 m feminino - Cruz Nonata da Silva e Fabiana Cristine da Silva
Arremesso do peso feminino - Andrea Pereira Britto e Elisângela Maria Adriano
Salto com vara feminino - Fabiana Murer e Karla Rosa da Silva
110 m com barreiras - Matheus Facho Inocêncio e Eder Antônio Souza
100 m com barreiras - Maila Machado e Giselle Marculino
Lançamento do martelo feminino - Anna Paula Magalhães e Josiane Soares
Decatlo - Luiz Alberto Araújo e Anderson Estevão Venâncio

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.