CBAt organiza Brazilian Athletics Tour para 286 atletas de 42 países Fonte: CBAt
Dwain Chambers venceu os 100 m no Rio e em Uberlândia (foto Fernando Pilatos/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
O calendário do Atletismo nacional foi novamente intenso e extenso em 2010. Houve novidades, como o Campeonato Brasileiro Caixa Interclubes de Mirins, que levou centenas de atletas de 13 a 15 anos a Porto Alegre (RS). Mas, uma vez mais, o Brazilian Athletics Tour 2010 teve a presença de atletas de 42 países. No total, o mais importante circuito atlético da América Latina teve a participação de 286 atletas, que disputaram 72 provas em cinco Meetings, em cidades de quatro regiões diferentes.

O Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, etapa do IAAF World Challenge e principal evento do Brazilian Athletics Tour, foi disputado no Rio de Janeiro, que já havia realizado a competição de 1996 a 2001. Belém, sede do GP Brasil de 2002 a 2009, manteve-se no calendário internacional com o Grande Prêmio Caixa Governo do Pará. Foram disputados novamente o GP Caixa Unifor, em Fortaleza, e o GP Caixa Sesi, em Uberlândia. A novidade foi o GP Caixa Maringá, nesta cidade do norte do Paraná.

No total, 34 países colocaram representantes no pódio e 21 nações fizeram campeões. Entre os participantes, campeões olímpicos e mundiais, além dos principais atletas brasileiros.

No Rio, na competição disputada no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, houve uma verdadeira revanche do Mundial Indoor, com os três medalhistas na cidade: o britânico Dwain Chambers (ouro), o norte-americano Mike Rodgers (prata) e o antiguano Daniel Bailey (bronze). Eles disputaram os 100 m e Rodgers levou o título, com 10.06. Chambers, que depois venceria em Uberlândia com 10.19, foi o 2º com 10.11 e Bailey o 5º, com 10.13.

O GP Brasil ainda teve o britânico Phillips Idowu, campeão mundial do triplo e prata olímpica, com o 1º lugar na prova, com 17,48 m (melhor marca mundial da temporada, na época). Duas estrelas do Brasil ganharam ouro: Fabiana Murer, com 4,75 no salto com vara, e Keila Costa, com 6,68 m no salto em distância.

No GP Caixa Sesi, além da vitória de Chambers nos 100 m, destaque para Keila, que venceu novamente, agora com 6,54 m. Nos 400 m com barreiras feminino, a jamaicana Melaine Walker, ouro olímpico em Pequim, teve de se contentar com o 3º lugar, com 55.90. Ela foi surpreendida pela trinitina Josanne Lucas, 1ª com 55.25, e por outra jamaicana, Nickiesha Wilson, 2ª com 55.68.

No primeiro evento da série, em Fortaleza, um dos destaques foi Dilshod Nazarov (Tadjkistão), campeão no lançamento do martelo, com 78,24 m. No salto em altura feminino, Levern Spencer, de Santa Lúcia, conquistou o bicampeonato, com 1,94 m. Entre os brasileiros, Fábio Gomes da Silva venceu o salto com vara com 5,65 m, sua melhor marca na temporada. Nascida no Ceará, Ana Cláudia Silva foi a 2ª nos 200 m com 23.49 e ficou a um centésimo da antiga medalhista no Mundial Christine Amertil, das Bahamas, a ganhadora da prova.

Em Belém, no GP Caixa Governo do Pará, a top 10 mundial Darya Pchelnik, da Belarus, ganhou no martelo, com 75,42 m. Na versão masculina da prova, nova vitória de Nazarov, com 76,94 m. A jamaicana Sheri-Ann Brooks venceu os 100 m com 11.16 e o queniano David Kiprotich Bett os 3.000 m, com 7:42.59.

No Meeting que fechou o circuito, em Maringá, o grande nome foi a norte-americana LaShauntea Moore. Ela venceu os 100 m em 10.97 e foi a primeira corredora a fazer a prova em menos de 11 segundos em um país sul-americano.

"Conseguimos novamente realizar o circuito", destacou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. "Poucos países fazem cinco eventos de tal envergadura numa mesma temporada. O mais importante é que o atletas do Brasil apoiam os GPs e os atletas de fora gostam de vir ao Brasil", completou Gesta.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.