Caio Bonfim vence e faz índice para os Jogos Olímpicos de Londres (Marcelo Ferrelli/CBAt) |
Clique na Imagem para Ampliar |
Com a marca de 1:21:36 ele superou o índice exigido para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres (1:21:59) e, ainda, estabeleceu o novo recorde da competição para a distância em provas de rua - o anterior era 1:26:31 e pertencia a José Alessandro Bagio, desde 2009. O Troféu Brasil era a última chance para os atletas alcançarem os índices para Londres.
"Foi incrível. Não foi nem nos 45 do segundo tempo, foi é na prorrogação mesmo", brincou Caio, depois da competição. "Estou tentando o índice desde abril. Vinha sempre batendo na trave. Conseguir agora, na última oportunidade, foi incrível", disse o marchador de 21 anos. "Meu auge deve ser nos Jogos do Rio, em 2016, mas queria muito participar de Londres para ganhar experiência e elevar minha carreira a nível mais alto. Estou muito feliz", resumiu.
Depois da conquista Caio agradeceu muito o apoio que recebeu da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para conquistar a vaga olímpica. "Eles me proporcionaram um camping fantástico na Europa, onde pude aprender muito com os portugueses e russos. Além disso, organizaram essa prova aqui, em Barueri, em um horário perfeito e em um local que reúne todas as condições de tempo, relevo e proteção dos ventos para a marcha", explicou.
Caio vem de uma família ligada aos esportes. Ele é de Sobradinho, cidade-satélite de Brasília. Faz parte do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), onde o pai João Sena Bonfim é presidente. A mãe, Gianeti Bonfim, foi sete vezes campeã da marcha no Troféu Brasil. "Todo o esforço dele (Caio) está sendo recompensado", disse emocionada a mãe do atleta.
Marcha Feminina
Na prova feminina da Marcha de 20 km, a vitória foi da equatoriana Paola Saquipay (1:37:42), seguida de sua compatriota Jeanneth Gurmán (1:38:57). Érica Rocha de Sena (UNINASSAU/Centro Santos Dumont) foi a brasileira mais bem colocada, chegando em terceiro lugar na geral, com 1:42:05. "A prova foi bastante dura no começo, mas no fim o resultado foi bom. Vim aqui como parte de minha preparação para os Jogos de Londres", disse Paola.
Érica tentava no Troféu Brasil/Caixa obter o índice para ir a Londres, mas ficou cerca de 9 minutos longe da marca exigida (1:31.42). "Sabia que ia ser difícil", explicou. "O percurso aqui (em Barueri) é muito bom, mas a prova foi um pouco mais tarde, teve mais calor", afirmou a atleta. "Agora é férias e depois me preparar para a temporada do ano que vem", afirmou.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.