Camping 4x100 m terminou neste domingo, no Centro Nacional de Treinamento Caixa São Paulo 28|11|2010 - 12:25 | Da Assesoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Ana Cláudia Lemos treina com Bárbara Leôncio (Marcelo Ferrelli/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - O Camping de Treinamento do Revezamento 4x100 m, promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi um sucesso e terminou neste domingo pela manhã depois de quatro dias de atividades na pista do Centro Nacional de Treinamento CAIXA São Paulo, instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Prefeitura de São Paulo, na Vila Clementino.

O treinamento, individual e coletivo, reuniu os 10 homens e 10 mulheres mais bem colocados no ranking brasileiro de 2010, numa forma democrática, que deu a oportunidade de os atletas se conhecerem melhor, tomarem contato com nova didática de treinamento e aprenderem com palestras importantes no campo técnico, psicológico, fisioterápico e nutricional.

"Os atletas e seu técnicos convidados tiveram a chance de ver que um vencedor não se faz só na pista. Ele tem de aprender e crescer com várias informações importantes em várias áreas que interferem na sua atuação nas competições", disse Katushico Nakaya, integrante do Conselho Técnico da CBAt e responsável pelo Camping. "A maior preocupação neste primeiro camping foi a do posicionamento das mãos nas trocas de bastão."

"A receptividade de todos foi excelente. Os atletas colaboraram bastante. Tenho certeza de que todos saíram daqui conscientes de que o objetivo é coletivo e não individual", disse o treinador, ex-atleta olímpico em Moscou/1980 e Los Angeles/1984, que espera coordenar novo camping em fevereiro.

Todos os 20 atletas convidados pela CBAt aceitaram a chamada, mesmo não sendo velocistas por natureza, mostrando muita determinação para lutar por vagas nas delegações brasileiras que irão ao Mundial da Coreia e ao Pan-Americano do México, em 2011, e à Olimpíada de Londres, em 2012.

"Sou corredora de 100 m com barreiras há quase um ano, disputei uma prova de 100m pelo Estadual do Paraná e entrei em nono lugar no ranking (11.79). Achei maravilhosa esta oportunidade de estar junto com os atletas mais rápidos do País", comentou Adelly Oliveira Santos, do Londrina/Caixa, que ocupa o quarto lugar no ranking dos 100 m com barreiras (13.68).

Aos 23 anos, a ex-heptatleta ficou feliz com o estágio de treinamento. "A técnica de passagem de bastão que usamos no meu clube é totalmente diferente da que foi ensinada aqui. Fiquei até assustada no início, mas fui tranquilizada por atletas mais experientes como a Rosemar", disse , referindo-se a Rosemar Cristina Santos, integrante do revezamento 4x100 m quarto colocado na Olimpíada de Pequim/2009 e quinto lugar no Mundial de Berlim/2009.

O evento integra o Programa Caixa de Campings da Avaliação da CBAt, aprovado pelo IV Fórum Atletismo do Brasil, realizado em dezembro de 2009 em São Paulo.

O Brasil tem tradição no revezamento 4x100 m: o País foi finalista olímpico no masculino em Moscou/1980 e Los Angeles/1984, medalha de bronze em Atlanta/1996 e de prata em Sydney/2000. Ganhou bronze no Mundial de Sevilha/1999 e de prata em Paris/2003. No PAN, o Brasil foi campeão em Winnipeg/1999, Santo Domingo/2003 e Rio de Janeiro/2007. No feminino, o quarteto brasileiro foi o 4º colocado nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, e 5º no Mundial de Berlim/2009 e de Helsinque/2005.

Os atletas que participaram do Camping foram Nilson de Oliveira André, Sandro Viana, Ailson da Silva Feitosa e Eric Sigaki Martins de Jesus, da BM&FBovespa Carlos Roberto Pio de Moraes Junior, Fabiano Gilberto da Silva e Caio Cezar Fernandes dos Santos, do Brasil FC Jefferson Lucindo e Vicente Lenilson de Lima, da EMSS/LSERF, no masculino.

No feminino, Ana Claudia Lemos, Thaissa Barbosa Presti e Rosemar Maria Coelho Neto, da BM&FBovespa Kauiza Moreira Venâncio, do Brasil FC Vanda Ferreira Gomes, sem clube Barbara da Silva Leôncio, da EMSS/LSERF Marli de Lima Pereira, do Pinheiros Adelly Oliveira Santos, do Londrina/Caixa e Rosangela Cristina Oliveira Santos, do Fluminense e Evelyn Carolina de Oliveira dos Santos, do Futuro Olímpico.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.