Camping do 4x100 m da CBAt reúne os 20 velocistas mais bem classificados no Ranking Brasileiro em São Paulo 26|11|2010 - 15:16 | João Pedro Nunes - Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Grupo de atletas e treinadores reunido em São Paulo (Marcelo Ferrelli/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - O Camping de Treinamento do Revezamento 4x100 m, promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), começou com muita conversa antes da parte prática, que prossegue até domingo 28 na pista do Centro Nacional de Treinamento CAIXA SÃO PAULO, instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Prefeitura paulistana, na Vila Clementino.

Os 10 homens e 10 mulheres mais bem colocados no Ranking ouviram uma palestra de Katsuhico Nakaya, do Conselho Técnico da CBAt e responsável pelo Camping. "O importante é que os atletas e treinadores convidados aprendam a nova metodologia de treinamento. Todos vão levar para casa uma nova didática e o objetivo é uniformizar a preparação em todas as categorias (menor, juvenil e adulta)", afirmou Nakaya, finalista olímpico no 4x100 m em Moscou 1980 e Los Angeles 1984.

"Senti boa receptividade. Acho que todos entenderam que o objetivo não é pessoal, mas coletivo. O grupo tem de sair ganhando. Chegamos quase ao limite técnico na troca dos bastões. Vamos continuar os treinos específicos, mas o desempenho individual tem de melhorar para conseguirmos resultados mais expressivos ainda", disse o treinador.

Os atletas tiveram ainda uma palestra sobre nutrição dada por Daniele Botture, em que ficou clara a importância de uma boa dieta para controlar o peso e evitar lesões. A consciência da boa alimentação deve ser uma preocupação constante nos atletas de alto nível.

Todos os 20 atletas convidados aceitaram a chamada mostrando muita determinação para lutar por vagas nas delegações que irão ao Mundial da Coreia e ao PAN do México, em 2011, e à Olimpíada de Londres, em 2012.

Na manhã nublada desta sexta-feira no CNT CAIXA SÃO PAULO, as mulheres fizeram exercícios específicos de trocas de bastão, enquanto os homens realizaram treinos individuais. Caio Cezar Fernandes dos Santos, ouro no salto em distância e no revezamento medley da Olimpíada da Juventude de Cingapura, foi dispensado dos treinos na manhã para não perder aulas na escola. Treinaria normalmente à tarde.

Bárbara Leôncio, ouro no Mundial de Menores de 2007, na República Tcheca, fez uma preparação mais cautelosa. Ela fez todos os exercícios de troca de bastão que não exigissem movimento das pernas. Ela fez uma ressonância magnética no início da semana para ver os motivos das dores que sente no joelho esquerdo. "Ainda não sei o resultado, mas segundo o médico tenho algum problema no menisco", disse a atleta, que se prepara para disputar a sua primeira temporada como adulta. "Estou empolgada. O objetivo é correr de igual para igual com todas."

Outro entusiasmado com o Camping é Jefferson Lucindo, campeão dos 100 e dos 200 m do Troféu Brasil Caixa de Atletismo. "Comecei o ano contundido e Deus me deu força para perseverar. Acho que consegui eliminar alguns problemas psicológicos e encarar as provas de frente."

Sandro Viana também encara o Camping com muita responsabilidade. "O Brasil tem tradição no 4x100 m e entrará como favorito no PAN do México, por exemplo", comentou. "Estamos mesmo no limite na troca dos bastões e a saída agora é investir na melhora da performance individual."

Vanda Gomes, medalha de prata nos 200 m do Mundial Juvenil de Pequim, em 2008, tem bons motivos para aproveitar o camping. Está sem clube e sem técnica, desde que Ana Cristina Messias resolveu encarar outros desafios.

"Sou persistente e vou lutar para ficar entre as selecionadas para as principais competições de 2011. Já estava passando por dificuldades este ano e fui bronze nos 100 m e prata nos 200 m no Troféu Brasil", disse a paranaense, que mora e treina em Presidente Prudente (SP).

Todos os exercícios dos atletas, que estão saindo do período de base, estão sendo filmados por Geraldo Carvalho, da Federação Paulista. Depois todos os ovimentos dos corredores, individuais ou de troca de bastão, serão analisados e comentados para a verificação de eventuais erros técnicos.

O evento integra o Programa Caixa de Campings da Avaliação da CBAt, aprovado pelo IV Fórum Atletismo do Brasil, realizado em dezembro de 2009 em São Paulo. O Camping contará também com palestras da psicóloga Simone Sanches e do fisioterapeuta Henrique Jatobá.

O Brasil tem tradição no revezamento 4x100 m: o País foi medalha de bronze em Atlanta/1996 e de prata em Sydney/2000. Ganhou bronze no Mundial de Sevilha/1999 e de prata em Paris/2003. No PAN, o Brasil foi campeão em Winnipeg/1999, Santo Domingo/2003 e Rio de Janeiro/2007. No feminino, o quarteto brasileiro foi o 4º colocado nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, e 5º no Mundial de Berlim/2009 e de Helsinque/2005.

Participantes no masculino: são Nilson de Oliveira André, Sandro Viana, Ailson da Silva Feitosa e Eric Sigaki Martins de Jesus, da BM&FBovespa - Carlos Roberto Pio de Moraes Junior, Fabiano Gilberto da Silva e Caio Cezar Fernandes dos Santos, do Brasil FC - Jefferson Lucindo e Vicente Lenilson de Lima, da EMSS/LSERF, no masculino.

No feminino: Ana Claudia Lemos, Thaissa Barbosa Presti e Rosemar Maria Coelho Neto, da BM&FBovespa - Kauiza Moreira Venâncio, do Brasil FC - Vanda Ferreira Gomes - Barbara da Silva Leôncio, da EMSS/LSERF - Marli de Lima Pereira, do Pinheiros - Adelly Oliveira Santos, do Londrina/Caixa - Rosângela Cristina Oliveira Santos, do Fluminense - e Evelyn Carolina de Oliveira dos Santos, do Futuro Olímpico.

Programação

Dia 27
09-12 horas - Treino Revezamento Feminino / Treino Individual Masculino
12:30-14 horas - Almoço
15-18 horas - Treino Individual Feminino / Treino Revezamento Masculino
18:30-20 horas - Jantar
20:30-22 horas - Palestra Henrique Jatobá - Fisioterapia

Dia 28
09-12 horas - Treino de Revezamento Feminino / Masculino
12:30-14 horas - Almoço
13:00 - Retorno para suas cidades

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.