Acabo de receber a seguinte mensagem da Sra. Celina Mendes -  ASCOM/SEMDEL via correio eletronico:

Prezado Sr. Leopoldo,
 
            Fui incumbida de uma triste missão: informá-lo de que realmente não será possível para nós da SEMDEL participarmos da Clínica de Mini-atletismo, considerando a questão de falta de tempo hábil para fazer o processo de passagens e hospedagem, assim como disponibilização de carro com motorista, este último, considerando que esta secretaria não possui veículo. 
            Com dificuldade conseguimos contato com a SEMED, que nos informou estar mudando de Gestor (Secretário) e , sendo assim não poderia assumir compromissos  para essa semana ou para a próxima.

Pois é, por iniciativa própria, solicitei uma Clínica de Mini Atletismo, para Barreirinhas, com a anuencia da Secretária de Educação. Fui atendido. Para aproveitar o deslocamento do técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, fiz identica proposta ao Luis Alberto Costa Rodrigues, da SEMDEL. Entusiasmou-se pela idéia, e levou ao conhecimento do Sr. Secretário Goiabeira.

Conversamos, apresentei a proposta, e se prontificou a executá-lo. Mas um imprevisto, a data, só poderia ser na primeira semana de abril, senão apenas no final do ano. Aí foi meu erro, em relação à Prefeitura de São Luis e à sua Secretaria de Desportos e Lazer... aceitei a data proposta pela CBAt, para a primeira semana de abril...

Fato comunicado ao Luis Alberto. Um dia depois da reunião com o Secretário. Uma sexta-feira, às 16:30 horas da tarde... imediatamente comuniquei ao Luis Alberto/SEMDEL e à SEDUC/Barreirinhas.

Na terça-feira, em reunião na SEMDEL, com a equipe designada - Italo e Celina - repassei todo o programa a ambos, e o esboço do projeto a ser encaminhado à CBAt. Os ofícios solicitando a inclusão das Prefeituras - São Luis e Barreirnhas - já haviam seguido.Agora seria a fase de preencher a documentação. O que se estava fazendo...

Esboçado o projeto, da SEMDEL, com os dois técnicos, resolveu-se inverter a ordem dos cursos - 05 e 06, inicialmente São Luís, e 08 e 09, Barreirinhas; para dar mais tempo a São Luis, solicitei à CBAt e à Barreirinhas a inversão, o que foi aceito sem problemas.

Quarta-feira haveria uma reunião entre a SEMDEL e a SEMDUC, para tratar dos Jogos Escolares Municipais; o programa seria levado ao conhecimento e a solicitado a indicação das 30 escolas participantes...

A contrapartida das prefeituras, seria a estadia do técnico, o material a ser utilizado - grande parte de material de sucata (lixo), como garrafas pets, pneus, camaras de altomóvel e bicicleta, bambu, caixas de papelão, e uns poucos materias que certamente já se tem, como medicine  ball de 2 e 3 quilos, mangueira, cabo de vassoura, tecido tinta apenas tres galões de 2 litros...

A questão da hospedagem, comprometi-me em que a professora que seria designada para vir a São luis, ficaria hospedada em minha casa, fato comunicado à CBAt. Depois fui informado de que a IAAF/Santa Fé (Sudamericana de Atletismo) não aceita; é contrapartida da Prefeitura a hospedagem do técnico e o transporte interno... diante desse impasse, e como não houve jeito junto à CBAt e as dificuldades que o Luis Alberto colocou que a PMSL não tinha condições, nem dinheuro, para pagar a hospedagem, disse que então eu bancaria os custos da hospedagem em hotel... sem problemas, com meu salário de professor. Fará falta? sim, mas não me deixaria mais pobre...

Depois veio o problema do material. Mostrei a eles que o custo, para a Clínica, é o mínimo, e que a maioria era sucata, mostrei alternativas de se conseguir os mesmos; depois uma professora faltou à reunião da quarta, da SEMDUC; depois...

Enfim, a CBAt paga a passagem (aérea) do técnico que está sendo deslocado. Paga a remuneração dele. Envia os manuais de instrução do programa... E mesmo assim não podem fazer? Sei que o tempo é pouco, 10 dias apenas... mas...

Pelos cálculos iniciais, em São Luis, nessa primeira etapa, o da Clínica, seriam envolvidas 30 escolas da rede pública municipal, com seus professores e alunos, cerca de 9.000 alunos... depois, seriam envolvidos, ao longo do ano, as outras 150 escolas - cerca de 45.000 alunos, na faixa etária de 07 a 12 anos... entre 50.000 e 60.000 crianças... podendo chegar a cerca de 80 mil a 100 mil... a que custo? já que as próprias escolas, com seus alunos, construiriam o equipamento necessário para o seu desenvolvimento - repito, quase todo ele constituido de material de sucata... - e a realização dos Festivais de Mini Atletismo, ao longo do ano, após a realização do programa nas escolas, ao longo de 60 a 80 dias... nas aulas de educação física...    

Luis Alberto

Vamos esclarecer algumas coisas. Não sei qual é a formação do Italo, pressuponho que profissional de educação fisica, pois ocupa função técnica - coordenador de desporto e lazer.

1. São dois momentos distintos: a Clínica e o Programa;
2. Faremos a Clinica, com aquele material da relação, para desenvolver a parte prática, a sua maioria de sucata;
3. Esse mesmo material servirá, depois, para desenvolvimento de parte do Programa;

O  Programa:
a. treinados os professores, através da Clínica - no caso, de 30 escolas da rede municipal, que farão parte do piloto, e mais os tecnicos da SEMDEL - pelo que soube não chegam a 15 com formação em nível superior em educação física... esses seraõ os multiplicadores...

b. CADA ESCOLA construirá seu material, ao longo do PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM do conteudo da disciplina curricular Educação Física, numa Unidade de Ensino denominada Mini Atletismo; faz parte do PROCESSO DE ENSINO a participação do aluno na construção do equipamento que irá utilizar; assim cada escola providenciará seu equipamento; esse mesmo equipamento poderá/deverá ser usado quando da realização da segunda etapa desse processo, que são os Festivais de Atletismo (as competições intra-muros - de cada escola) e depois a extra-muro - envolvendo duas até nove escolas de cada vez; cada uma com o seu material já confeccionado.

c) o que acontece? que a SEMDEL seja a responsavel, junto com a SEMED, na organização dos DOIS MOMENTOS:

   1. TREINAMENTO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS;
   2. realização do encontro - FESTIVAIS - entre as escolas

d. isso, ocorrerá ao longo do ano; basta estabelecer um calendário!!

e) ESSAS PRIMEIRAS 30 ESCOLAS - as que terão os professores treinados nessa primeira clínica, junto com os da SEMDEL, terão, após a clínica, cerca de 30 dias para implantar em suas escolas, construir seus materiais instrucionais junto com os alunos, e fazer um primeiro encontro - festival, dentro da escola; depois se organiza, trinta dias após esse primeiro, após mais uma fase de aprendizagem dos gestos técnicos, um segundo festival, envolvendo outras escolas, sempre no máximo de 9 escolas numa mesma etapa...

f) ao mesmo tempo, e em cada uma dessas etapas desses primeiro 30 festivais, dessas primeiras 30 escolas, a SEMDEL/SEMED treinará outro grupo de professores/escolas, que iniciarão todo o processo; esse segundo grupo - e os sucessivos, até atingir toda a rede...- participará desse festival, como prática e, após o treinamento, começará em suas respectivas escolas, o processo de ensino-apredizagem, com seus festivais; inicia-se uma teceira turma, de treinamento de professores e inicio, nessas terceira turma, do processo... e assim por diante.

Os gastos, serão apenas para essa primeira clínica; e a maioria, é material de sucata.

Se voces reunirem os professores, digamos, na segunda-feira, e passarem a eles a lista de material, eles poderão providenciar parte deles; como as garrafas pets, cabo de vassoura, pneus, câmaras de pneu e de bicicleta... se cada um dos 30 trouxer um... haverá material mais que suficiente... é só uma questão de planejar as ações e conseguir enxgar pelo menos dois palnmos adiante do nariz...

Claro, pode-se fazer melhor... mas a idéia é justamente essa... que esses professores TRABALHEM o mais perto possível das condições que vão encontrar nas escolas... é facil para a SEMED convocar os professsores... e se tem até até a proxima quinta-feira... é bastante tempo...

Já viram no Oliveira Roma? ontem, não consegui falar com a diretora, e à noite, em função da forte chuva que caiu aqui no Recanto, não foi possivel ir até a casa dele, pois cheguei já quase nove da noite, do IHGM...

Vou ver se consigo ir lá hoje à noite, para ver o campo de futebol, se estará livre, e a sala da associação de moradores - se cede gratuitamente... pelo menos servirá de apoio; quanto ao banheiro, vou ver com o pessoal da Igreja de São João batista, se deixam a chave... caso chova na hora, teremos local para abriar; e mesmo para a parte teórica...  

Quanto à estadia, a SEMED pode se responsabilizar... vale mais uma tentativa... senão, eu já disse, banco... R$ 500,00 reais não vai me deixar mais pobre... faz falta, para quem vive de salário de professor, ainda mais aposentado, mas é algo que faço com prazer...

Pois é... estou com o Nilton, da CBAt no telefone. Já tinham informações de como era aqui no Maranhão... e vamos focar em Barreirinhas... Grande Ivone, Jaqueline e Albérico... esses asim, administradores preocupados com o bem-estar de sua população...

Obrigado, sinceramente, Luis Alberto, pela sua boa vontade... pena que o "resto" de sua equipe não colabore...

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