Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Keila foi revelada em Abreu e Lima (PE) e Jefferson Lucindo no Rio (IAAF e Marcelo Ferrelli/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Além dos Centros de Treinamento de Alto Nível, instalados em Uberlândia, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, a CBAt apoia outros 20 Centros de Descoberta de Talentos, espalhados por nove Estados do País. Estes Centros Formadores mantêm projetos que objetivam formar cidadãos e revelar talentos para o Atletismo nacional.

Vários destes Centros já deram ao Brasil atletas que subiram ao pódio competições de primeira linha. Keila Costa, por exemplo, foi revelada pelo projeto coordenador pelo Professor Roberto Ribeiro de Andrade na cidade pernambucana de Abreu e Lima. Keila ganhou bronze no triplo no Mundial Juvenil de Kingston em 2002 e bronze no salto em distância no Mundial Indoor de Doha 2010. Ele é recordista sul-americana do triplo com 14,53 m, marca obtida em São Paulo, em 2007.

Júlio César de Oliveira apareceu no projeto do Professor Ademir Nicola, em Paranavaí (PR). Júlio ganhou a medalha de ouro no lançamento do dardo no Mundial de Menores de Sherbrooke 2003 e bronze no Mundial de Juvenis de Grosseto 2004. Em 2009 ele estabeleceu o recorde brasileiro da prova, com 80,05 m, no Rio de Janeiro, em 2009.

Keila e Júlio hoje defendem equipes importantes do Atletismo brasileiro, mas os Centros em que aparecera, continuam a trabalhar com iniciantes e a revelar atletas.


Desde 2006, por iniciativa do Presidente Roberto Gesta de Melo, a Confederação mantém o "Programa Caixa de Apoio a Centros Formadores". De seis projetos apoiados no primeiro ano, a CBAt atua hoje junto a 20 Centros, com apoio financeiro direto, que hoje é cerca de 530 mil reais por ano, e em vários casos fornece equipamentos e materiais, e realiza cursos para os treinadores e campings para o atletas.

"O resultado apareceu", afirma Gesta. "Tanto que vários dos nossos atletas que foram na equipe que brilhou nos Jogos Olímpicos da Juventude são preparados nestes Centros Formadores", explica Gesta.

Entre estes valores que foram aos Jogos da Juventude, lembrados pelo dirigente, está Jean Franchine Silva, que disputou os 110 m com barreiras em Cingapura. Ele faz parte do projeto "Mexa-se Talento", do Professor Anselmo Pereira, de Guariba, na região de Ribeirão Preto (SP). Outro nome é Ioran Etchechury, que foi a Cingapura e também venceu os 2.000 m com obstáculos no Sul-Americano de Menores. Ele integra o projeto Sogipa, tocado em Porto Alegre pelo Professor José Haroldo Arataca, em Porto Alegre (RS).

Paulo Sergio Oliveira, 5º no salto triplo nos Jogos de Cingapura, treina com Tide Junqueira e Claudinei de Lima, no projeto Futuro, em São José do Rio Preto (SP). Do Núcleo de Atletismo, do Rio de Janeiro (RJ), de Ormandino Barcelos, Tamara Alexandrino, campeã sul-americana do heptatlo na categoria menor, foi a Cingapura e competiu nos 100 m com barreiras.

Jéssica Reis foi finalista dos 100 m em Cingapura e atua no "Correndo e Saltando", de Luciana Santos, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. De Barra do Garças, no projeto "Associação de Atletismo", de Sivirino Santos, Joseilton Cunha foi o 5º colocado nos 1.000 m.

Outros já brilham na categoria principal, caso de Jefferson Lucindo, do projeto Lançar-se para o Futuro, do Professor Paulo Servo Costa, do Rio de Janeiro (RJ), ganhou os 100 m e os 200 m no Troféu Brasil Caixa de 2010, em São Paulo.

O gerente de Centros de Treinamento da CBAt, Manoel Trajano, cita os números: "São 4.109 atletas em 20 Centros, espalhados por nove Estados. Destes atletas, 641 já disputaram eventos nacionais e mais de uma centena já foram convocados para as Seleções Brasileiras", diz.

"Entre os que já disputaram competições nacionais e internacionais, cerca de 120 já demonstraram condições de chegar a competirem profissionalmente, número que ainda pode crescer", afirma.

Todos os projetos já revelaram talentos. Além dos já citados, o "Correndo para o Futuro", do Professor Osvaldo Milani, de Sertãozinho (SP), conta com o decatleta Pedro Lima, vice-campeão sul-americano juvenil.

- Do projeto da Mangueira, da Professora Bárbara Machado, três nomes serviram à Seleção nacional em 2010.

- Da Pé de Vento, de Henrique Viana, Jéssica Soares ganhou a Copa Brasil Caixa de Cross Country na categoria menor.

- Da Orcampi, de Campinas (SP), de Evandro De Lazari, Mariela Tomaz ganhou os 100 m nos Jogos da Comunidade da Língua Portuguesa, em Maputo, capital de Moçambique.

- Do Caso, do Distrito Federal, Caio Bonfim foi o 4º colocado na marcha, no Mundial de Juvenis de Moncton 2010.

- Do projeto da 10ª CRE, do Rio de Janeiro, saiu o campeão brasileiro mirim, nos 75 m.

- No projeto "Da Rua para a Pista", de Ademir Nicola, Orlando Bonfim foi ouro no decatlo na Copa Brasil do ano passado.

- Do Atletismo Campeão, de Abraão Nascimento, de Recife (PE), Tiago Benedito ganhou o martelo no Brasileiro de Juvenis.

- De Russas (CE), entre os revelados por Francisco Guimarães, Railson da Cruz ganhou o disco no Brasileiro de Menores.

- Sorriso (MT), com a Escolinha Semente de Ouro, revelou Aline do Nascimento, ouro no triplo no Sul-Americano de Menores.

- O projeto "Atletismo Esperança", de Campo Mourão (PR), de Paulo César Costa, Noélia Cristina foi vice-campeã do dardo no Brasileiro de Mirins.

- "Unidos para Vencer", de William Barbosa da Silva, de Touros (RN), Karol França foi campeã dos 1.000 m na Olimpíada Escolar (até 14 anos).

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.