Fonte: CBAt

Anderson Venâncio na prova do disco (foto Fernando Soutello-AGIF/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

O paulistano Carlos Eduardo Bezerra Chinin entrou para a sétima prova do decatlo na liderança absoluta, mas perdeu a concentração e zerou a prova do lançamento do disco. Com isso, o paranaense Anderson Estevão Venâncio, atual campeão do Troféu Brasil de Atletismo, assumiu o primeiro lugar da prova na categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas, que termina na tarde deste domingo 17, no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro. Ele lidera com 5.639 pontos, contra 5.442 de Luiz Alberto Cardoso de Araújo e 5.407 de Renato Átila Souza da Câmara. Chinin passou para a quinta colocação, com 5.085.

Anderson, vencedor do lançamento do disco, com 40,76 m, comemorou o resultado parcial. "Meu objetivo é acertar uma prova e conseguir o índice para o Campeonato Mundial da Coreia", disse o atleta de 24 anos, que defende a BM&FBovespa.

Para Anderson, o estágio de treinamento e de competições que fará na Itália o ajudará bastante. "A gente deve viajar em três semanas para a Itália e acho que poderei superar a barreira dos 8.000 pontos", comentou o paranaense, que em o recorde pessoal de 7.763 pontos.

No heptatlo adulto, Melry Neri Caldeira manteve a liderança, faltando apenas a disputa dos 800 m, com 4.463 pontos. A atleta da BM&FBovespa luta pelo título diretamente com Roberta Tesch, da ASA São Bernardo, segundo colocada, com 4.238.

Índice para o Pan Juvenil - A pedido das atletas, os 800 m das categorias juvenil e menor foi antecipado para a parte da manhã e as líderes confirmaram o favoritismo. A carioca Tamara Alexandrino de Souza, da Ideal Brasil, foi além. Com 5.176 pontos, além do título de campeã, ela assegurou o índice para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Juvenil, que será disputado em julho, na Flórida, Estados Unidos.

"Fiquei muito feliz. Esse era o meu objetivo e sinceramente não espera conseguir tão cedo", admitiu a atleta, de 17 anos - primeiro ano de juvenil. "Este é um estímulo a mais para continuar treinando e evoluindo na carreira."

Na categoria menor, a paulista Amanda Aparecida da Silva Tomaz, de 16 anos, ganhou com tranqüilidade o heptatlo. "Ela é uma menina muito centrada, com bom desempenho, especialmente para quem tem apenas um ano de esporte", comemorou o técnico Marcelo Lima, do Centro de Excelência do Ibirapuera. "Ela é um pouco calada, mas muito determinada."

Resultados finais

Heptatlo feminino juvenil
1-Tamara Alexandrino de Souza (Ideal Brasil) - 5.176 pontos
2-Débora Cristina de Oliveira Pires (Esporte e Vida) - 4.403
3-Larissa Salustiano Furquim (ASA Sertãozinho) - 3.757

Heptatlo feminino menor
1-Amanda Aparecida da Silva Tomaz (Assem) - 4.550 pontos
2-Karen Maria Cerqueira Lopes (Mangueira) - 4.057
3- Jhennifer Christine Pinheiro Lino (Fluminense) - 3.854

Os atletas têm este ano dois objetivos: conquistar os índices exigidos pela CBAt para o Mundial da Coreia do Sul, em agosto, e para os Jogos Pan-Americanos do México, em outubro. Para o Mundial, as marcas exigidas são de 8.125 pontos no decatlo e 6.178 no heptatlo, enquanto para o PAN os índices são de 8.186 no decatlo e 5.768 no heptatlo.

O CEFAN conta com uma pista da marca Mondo, com certificação de Nível 2 da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) e pode receber competições internacionais. O complexo esportivo da Marinha foi criado pelo Aviso nº 0001, de 04 de janeiro de 1916, sob a denominação de Liga de Sports da Marinha, mudando de nome várias vezes até chegar ao atual Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes.

A Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas 2011 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizada pela FARJ, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do CEFAN.

Resultados e mais informações podem ser obtidas no hotsite do evento - acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_combinadas/default.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.