Fonte: CBAt
Melry Caldeira no peso (Fernando Soutelo-Agif/Divulgação CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
 Carlos Eduardo Bezerra Chinin, Anderson Estevão Venâncio e Luiz Alberto Cardoso de Araújo disputam ponto a ponto a liderança na classificação do decatlo adulto da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas, que começou na manhã deste sábado 16 e termina na tarde deste domingo 17, no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro.

Chinin, da BM&FBovespa, assim como Luiz Alberto e Anderson, assumiu a liderança depois da boa atuação no salto em altura e soma 4.139 pontos. Anderson manteve a segunda colocação, com 4.081, e Luiz Alberto ficou em terceiro lugar, com 4.050 pontos.

Campeão Ibero-Americano no ano passado em San Fernando, na Espanha, Luiz Alberto não quer pensar em índices para competições importantes como Campeonato Mundial ou Jogos Pan-Americanos. Para ele, o maior desafio é com ele mesmo. Líder na primeira etapa, disputada pela manhã, ele terminou em terceiro lugar no geral ao final do dia.

"Quero melhorar meus resultados em todas as provas e, consequentemente, melhorar meu recorde pessoal no decatlo, que é de 7.816 pontos. Os índices e a colocação no Ranking serão produtos do meu esforço em cada prova", comentou o paulista, de 23 anos. "Tenho adversários muito bons e a melhor coisa é pensar passo a passo."

E os adversários de Luiz Alberto são fortes mesmo. Anderson é o atual campeão do Troféu Brasil Caixa de Atletismo e Carlos Eduardo ganhou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Sem a participação de Vanessa Spínola, líder do Ranking de 2010, e Giovana Cavaleti, campeã deste evento no ano passado em Uberlândia (MG) - ambas contundidas - o heptatlo adulto tem sido bem disputado. A paulista Melry Neri Caldeira, da BM&FBovespa, comemora a volta às competições. "Tive um estiramento muscular no posterior da coxa esquerda e este é o primeiro torneio do ano. Por isso, estou muito feliz", admitiu a atleta, que lidera a classificação geral com 3.177 pontos - 180 pontos a mais do que Vaneza Drumont, segunda colocada.

Campeã brasileira em 2004, Melry, de 29 anos, quer melhorar o recorde pessoal de 5.714 pontos e tentar vaga para o Campeonato Sul-Americano de Buenos Aires. "Gostaria muito de ir ao Sul-Americano e depois fazer um bom resultado no Troféu Brasil. Temos sempre de ter bons objetivos."

No heptatlo juvenil feminino, o grande destaque do primeiro dia foi Tamara Alexandrino de Souza, da Ideal Brasil, do Rio de Janeiro. Ela venceu os 100 m com barreiras, o arremesso do peso e os 200 m e ficou em segundo lugar no salto em altura. Lidera a categoria, com 3.270 pontos, contra 2.725 de Débora Cristina de Oliveira Pires, segunda colocada.

"Fiz um teste quando era criança e ele apontou que eu tinha habilidade e posso sonhar com o índice para o Campeonato Pan-Americano Juvenil da Flórida, nos Estados Unidos", disse a atleta, de 1,84 m, que treina no próprio Cefan por um acordo com a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ).

Primeira colocada no Ranking Brasileiro do ano passado, ela aposta no heptatlo como opção no esporte. "Quero evoluir muito ainda e chegar ao adulto em condições de disputar um Mundial ou uma Olimpíada", comentou a carioca, que adora os 100 m com barreiras e o salto em altura, e encontra mais dificuldades nos 800 m. "São detalhes que terei de trabalhar muito ainda."

Althieres Aparecido dos Santos também tem conseguido bons resultados no torneio, como a vitória em sua série dos 100 m categoria menor, mas não tem muita certeza de seu futuro. Descoberto pelo projeto do Clube Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA), da cidade mineira de Lavras, ele gosta bastante do esporte. Aos 16 anos, porém, tem pensado muito em estudar e prestar vestibular o que implicaria diminuição dos treinos.

"Tenho de conversar com o meu técnico (Fernando de Oliveira) e com a minha família. Aí vou decidir se vai dar para conciliar o esporte com o estudo", disse Althieres, que tem cerca de cem companheiros de treinamento em Lavras e é vice-líder de sua categoria, com 2.835 pontos, contra 2.935 de Felipe Vinícius dos Santos, da ADECO.

A Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas 2011 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizada pela FARJ, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do CEFAN.

Programação deste domingo, resultados deste sábado e mais informações podem ser obtidas no hotsite do evento - acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_combinadas/default.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.