Fonte: CBAt
David Mutua (KEN) venceu os 800 m no GP Caixa Governo do Pará 2011, em Belém (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Belém - Numa disputa emocionante com o brasileiro Kleberson Davide, o queniano David Mutinda levou a melhor e venceu a prova dos 800 m do GP Caixa Governo do Pará, disputado na manhã deste domingo (15), no Estádio Olímpico do Pará, em Belém. O colombiano Rafith Rodriguez completou o pódio na terceira posição.

Mutinda completou a prova em 1:44.06, melhorando em mais de um segundo o seu antigo recorde pessoal. "Gostei muito da pista de Belém e me senti muito à vontade para correr" disse Mutinda, que já havia vencido, na semana passada, o GP Internacional Caixa Unifor, em Fortaleza.

Quem também estabeleceu novo recorde pessoal foi o paulista Kleberson avide. Com os 1: 44.28 deste domingo, o atleta do clube Pinheiros atingiu índices para disputar, no segundo semestre, o Campeonato Mundial, em Daegu (Coreia do Sul), e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México).

Outro brasileiro que atingiu, neste domingo, índice para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos foi Lutimar Abreu (1:45.32), que terminou na quinta posição. Fabiano Peçanha, sétimo colocado, completou a prova com 1:46.01 e garantiu índice do PAN. Já o sudanês Ismail Ahmed, medalhista olímpico em Pequim 2008 e apontado como um dos favoritos à vitória, cometeu um erro na largada e foi apenas o quarto colocado (1:45.14).

Nos 100 m, valeu o esforço da nigeriana Oludamola Osayomi em participar do GP Caixa Governo do Pará. A atleta, que perdeu no sábado à tarde o vôo para Belém e teve menos de cinco horas de descanso até o horário da competição, venceu os 100m na manhã deste domingo.

A nigeriana completou a prova em 11.31, apenas dois centésimos à frente da segunda colocada, Tahesia Harrigan, de Ilhas Virgens Britânicas. A brasileira Ana Claudia Lemos (11.35) completou o pódio na terceira posição.

"Depois de tudo o que aconteceu, estou muito feliz por ter conseguido correr aqui. Havia várias atletas bem preparadas para competir e isso tornou o nível bem alto", comentou Oludamola.

Brasileira supera europeias no disco feminino

"Foi uma boa prévia para o que ainda vou encarar pela frente", disse a gaúcha Fernanda Raquel Borges após vencer a prova do lançamento do disco do GP com 58.10 m, sua segunda melhor marca do ano. O pódio foi completado pela russa Olesya Korotkova (57.76 m) e pela lituana Zinaida Sendriute (57.45 m).

A atleta de Santa Cruz do Sul (RS) não escondeu a satisfação por ter vencido a disputa com a lituana Sendriute, que na semana passada superou a brasileira no GP Caixa Unifor, em Fortaleza. "É sempre bom estar melhorando. Vou voltar para treinar em São Paulo e me preparar para o Pan-Americano. Quero chegar aos 62, 63 m para buscar medalha no México", comentou Fernanda.

No lançamento do disco, Jorge Fernández confirmou a boa fase. Depois de ter vencido em Fortaleza, o atleta cubano voltou ao lugar mais alto do pódio ao marcar 63.37 m. O brasileiro Ronald Julião (61.38 m) terminou em segundo lugar e o argentino German Lauro (60.96 m) em terceiro, repetindo as posições do Meeting disputado na capital do Ceará.

"Estou contente por ter vencido novamente e ter melhorado um pouco a minha marca", disse Fernández, que venceu em Fortaleza com 62.71 m. "Vou voltar para casa e treinar um pouco mais. Sou ambicioso e ainda espero bater o meu próprio recorde (66.00) neste ano."

O GP Caixa Governo do Pará foi a segunda etapa das cinco que compõem o Brazilian Athletics Tour 2011. O Meeting de Belém é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo do Estado do Pará.

Mais informações no hotsite do evento no link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_para/default.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.