Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Duda espera o salto (Toninho Fernandes/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva conquistou neste sábado 10 a medalha de ouro na prova do salto em distância, com 8,23 m, no Campeonato Mundial Indoor, que começou ontem e termina amanhã, na Atakoy Athletics Arena, em Istambul, na Turquia. O atleta, nascido no dia 26 de dezembro de 1986, na cidade de Presidente Prudente, saltou duas vezes 8,23 m - na 5ª e 6ª tentativa a que tinha direito, garantindo o 1º lugar.

Atleta orientado por Aristides Junqueira há oito anos, em São José do Rio Preto, Duda, como é conhecido no Atletismo, confirmou a sua fase ao subir no lugar mais alto do pódio. Na qualificação, saltou 8,28 m, melhor resultado pessoal.

Já convocado para a Olimpíada de Londres, por sua condição de top 10 no Ranking Mundial-2011, Duda comemorou muito o resultado, apesar de apertado, já que o australiano Henry Frayne ficou com a medalha de prata, com a mesma marca do brasileiro (obtida apenas na 6ª e última tentativa). No desempate, o brasileiro superou o australiano, que tinha 8,12 m como segunda melhor marca. A medalha de bronze Aleksandr Menkov, da Rússia, com 8,22 m.

O recorde brasileiro anterior era do próprio Duda, com 8,04 m, desde fevereiro de 2009, em Linz, na Áustria. "Nem posso acreditar, consegui chegar à final, depois alcancei o pódio e agora o ponto mais alto", comemorou o saltador.

"Considero a conquista do Duda um prêmio para mim, que há 44 anos sou treinador de Atletismo. Ele ainda vai evoluir e representar bem o Brasil em competições internacionais", afirmou Aristides Junqueira.

"Foi um grande resultado para o Brasil, o Mauro e o Aristides merecem o prêmio", disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo. "A convocação do Mauro para a Olimpíada de Londres, por ser um dos 10 melhores do mundo em 2011, certamente deu tranquilidade para ele competir, sem a pressão de buscar o índice olímpico", afirmou Gesta.

O chefe da delegação, José Antonio Martins Fernandes informou que "a delegação brasileira fez uma grande festa com o atleta: "Todos comemoraram a grande conquista dele."

Duda é o terceiro campeão mundial em pista coberta na história do Atletismo brasileiro. Antes dele, Zequinha Barbosa foi campeão dos 800 m no Mundial de Indianápolis, em 1987, nos EUA, e Fabiana Murer ganhou o ouro no Mundial de Doha, em 2010, no salto com vara, no Catar.

Na semifinal dos 60 m, Nílson André ficou em 7º lugar na 3ª série, com 6,93 e concluiu sua participação no Mundial.

A cearense Ana Cláudia Lemos classificou-se na madrugada neste sábado às semifinais dos 60 m do Mundial Indoor, na Atakoy Athletics Arena, em Istambul. A brasileira terminou em 3º lugar na série 6 das eliminatórias, com o tempo de 7.40. Ela voltará à pista a partir das 09:15 (hora de Brasília) deste domingo para as semifinais.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.