PARABÉNS, TIDE... ainda bem que voce não desistiu, para poder nos dar esta alegria, hoje... Leopoldo desde o Maranhão... Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Mauro Vinicius e seu treinador, Aristides Junqueira (Toninho Fernandes e Wander Roberto/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - Neste domingo, na premiação do salto em distância masculino, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, se tornará o terceiro atleta do Brasil a ouvir o Hino Nacional, na história do Campeonato Mundial Indoor. Nesta edição de 2012, na Ataoky Athletics Arena, em Istambul, na Turquia, Duda foi o campeão da prova.

Para conquistar a medalha de ouro, ele saltou duas vezes 8,23 m, nas duas últimas rodadas de salto (a 5ª e a 6ª). Antes, também foram campeões Zequinha Barbosa (800 m), em Indianápolis-1987, e Fabiana Murer (salto com vara), em Doha-2010.

Na prova de qualificação, na sexta-feira 9, Duda começou com um bom salto de 7,93 m, queimou na segunda tentativa e na terceira marcou 8,28 m - melhor salto do ano em pista coberta e novo recorde brasileiro (o anterior era 8,04 me pertencia a ele, mesmo, e fora feita em 2009, na cidade austríaca de Lynz).

Neste sábado 10, porém, o primeiro salto não foi tão bom (7,73 m). Pior: ele queimou o segundo e o terceiro, e no quarto, marcou 7,77 m. "Aí, senti receio, mas meu técnico (Aristides Junqueira, o Tide) avisou: ’Calma, o salto vai sair", ele disse", afirmou Duda.

Tide acertou: no quinto e no sexto salto Duda marcou duas vezes 8,23 m. E no quinto deixou mais de 20 cm antes da linha de limite, o que leva o treinador a ter muitas esperanças: "Tudo isso mostra o quanto o Duda ainda pode evoluir. E olhe que em 2011 ele fez uma cirurgia nos ligamentos. Mas tudo deu certo", explicou o treinador, que está na comissão técnica da Seleção, de Istambul, por telefone.

Treinador de Atletismo há 44 anos, Tide cuida da carreira de Duda desde quando morava em Presidente Prudente. Quando se mudou para São José do Rio Preto (também no interior de São Paulo), o atleta o acompanhou. Duda é mais um grande nome que treina com Tide na prova. Antes, houve Nelson Ferreira dos Santos, que saltou 8,40 m e foi o 5º no Campeonato Mundial ao ar livre, em Atenas-1997.

Atleta consciente, em entrevista à repórter Joana de Assis do Sportv, ainda na pista do ginásio, Duda falou sobre os Jogos Olímpicos. "Estou feliz porque tenho melhorado os meus resultados, e com a medalha de ouro ganha aqui no Mundial Indoor. Mas sei que ainda preciso evoluir para a Olimpíada de Londres (em agosto). Na final olímpica entram 12 atletas e depois dos três primeiros saltos, oito ficam para definir o pódio. Então, preciso fazer um bom salto também nas primeiras tentativas", reconheceu.

Por ser top 10 em sua prova no Ranking Mundial-2011 (com 8,27 m, marca feita em setembro, na capital paulista), ele foi convocado para os Jogos de Londres, junto com outros seis atletas nas mesmas condições. "Isso deu a ele a tranquilidade para competir sem pressão", lembrou Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo.

Duda, de 25 anos, faz parte do PROGRAMA CAIXA DE APOIO A ATLETAS DE ALTO NÍVEL da CBAt, com apoio mensal de R$ 4 mil. O título em Istambul dará ao atleta 40 mil dólares da IAAF e 20 mil reais da CBAt, mais R$ 1.500,00 pelo recorde brasileiro indoor. Ele compete pela BM&FBovespa, de São Caetano do Sul (SP), dez vezes campeã do Troféu BRASIL/CAIXA de Atletismo.
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.