a Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Mauro Vinicius já está no Brasil e foi recebido pela imprensa e fãs em São Paulo (João Pedro Nunes/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, está de volta ao Brasil. Surpreso com a recepção recebida no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, o atleta terá de rever alguns planos imediatos. A ideia era de chegar à sua casa em São José do Rio Preto, guardar a medalha de ouro ganha no salto em distância do Mundial de Pista Coberta de Istambul, na Turquia, e começar os treinamentos para a Olimpíada de Londres.

Agora, ele pensa em dividir um pouco a sua conquista e, ao mesmo tempo, iniciar a preparação para os Jogos 2012. "Não tinha noção da repercussão da minha conquista. Fiquei surpreso com os jornalistas no Aeroporto, com os pedidos de autógrafos e de fotografias", comentou após chegar pela manhã desta terça-feira em voo da TAP, de Lisboa.

"Vou ser homenageado pelo meu clube (BM&FBovespa) e tenho certeza de que participarei de festas em São José do Rio Preto, onde moro, e em Presidente Prudente, onde nasci", comentou, sem demonstrar nenhuma vaidade. Ao contrário, ele fez questão de mostrar os pés no chão. "O grande objetivo do ano é subir ao pódio na Olimpíada e para isso terei de me superar novamente."

E de superação Duda pode falar com propriedade. Afinal, em fevereiro do ano passado, ele sofreu rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo, durante os treinos, teve de passar por uma cirurgia delicada e em outubro, apenas três meses depois de voltar às pistas, saltou 8,27 m, o que o garantiu entre os top 10 do mundo e um lugar entre os convocados pela CBAt para Londres.

No Mundial de Istambul, ele fez 8,28 m na qualificação, novo recorde brasileiro indoor e melhor marca do mundo em 2012, na sexta-feira 10. No dia seguinte, saltou duas vezes 8,23 m para assegurar o ouro e a condição de um dos favoritos a um lugar entre os finalistas olímpicos.

Para isso, o técnico Aristides Junqueira, o Tide, confia "na boa cabeça" de Duda. "Tenho certeza de que ele continuará humilde e consciente da necessidade de trabalhar muito ainda na carreira", disse o treinador. "Ele vai voltar a competir nos GPs de maio, mas com a tranquilidade de estar convocado para a Olimpíada, vamos fazer um trabalho sério. Ele só chegará ao ápice da preparação em Londres."

Duda concorda. "Nessa hora, é preciso calma. Logo vou poder voltar aos treinos e trabalhar com tranquilidade", disse o atleta de 25 anos, ex-lateral-direito das Escolinhas do São Paulo FC e ex-velocista em Presidente Prudente, onde era fã de Claudinei Quirino, André Domingos, Edson Luciano e Vicente Lenilson.

O campeão mundial indoor agradeceu também o apoio da CBAt, para seus campings de treinamento no Brasil e no exterior. Ele integra o Programa CAIXA de Atletas de Alto Nível, da CBAt, e recebe por mês auxílio financeiro de R$ 4 mil. Pelo título em Istambul ele ganhou 40 mil dólares da IAAF e 20 mil reais da CBAt.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.