Estou chateado!!! O Trajano pediu-me uma atualização de meu artigo sobre o Atletismo maranhense, especialmente, o que trata da Corrida entre os Indios Canelas. Falou-me de um evento que se estava programando, em que haveria a participação de um historiador estrangeiro; precisavam de material para apresentar ao mesmo. Revi todo o meu material, estive no Museu de Antropologia do Estado, conversei com o pessoal especializado, fui buscar mais elementos sobre a corrida de toras, dos nossos indios... reescrevi o artigo, com farta ilustração e comprovação de sua prática bem antes, pelo menos 5000 anos antes da chegada dos brancos ao Maranhão... pois é. Disse-me mais: aguardade que entraremos em contato, para que voce possa se reunir com o pessoal... o Gesta deve te chamar, pois ele quem pediu fazer contato com voce... Isso, já noticiei aqui, uns dias antes do Natal, quando o encontrei ali, no Shopping São Luis. Pois é... esqueceream de mim... Fonte: CBAt
Historiadores na Galeria de Roberto Gesta de Melo: Katia Rubio, Cesar Torres, Martha Roessler, Janice Mazo, Rita Barbosa, Raoni Machado, Roberto Mesquita, Geraldo Ribeiro (Cesar Catingueira/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

O  presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, recebeu em Manaus, neste final de semana, historiadores, professores, doutores e especialistas em pesquisas sobre a história do Atletismo e do movimento olímpico no País.

O grupo discutiu futuros estudos e pesquisas, para publicações que divulguem a memória atlética e olímpica nacional. "O que queremos é deixar obras como legado para os brasileiros, em função da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro", explicou Gesta.

Estiveram com Gesta os professores Roberto Maluf Mesquita, Martha Roessler, Kátia Rúbio, Janice Zarpelon Mazo, Raoni Perrucci Toledo Machado, Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. e Rita Puga Barbosa.

Também participou do encontro o professor argentino radicado nos Estados Unidos, Cesar Torres, especialista nos Jogos de 1922, realizados no Rio de Janeiro em comemoração ao Centenário da Independência.

"Discutimos ações importantes, tanto em estudos, quanto em publicações impressas e também para o futuro Site do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo", resumiu o professor Roberto Mesquita, de Porto Alegre, enquanto admirava objetos da Galeria Olímpica de Roberto Gesta de Melo.

Antes, Gesta já havia realizado duas reuniões em Manaus, com especialistas estrangeiros, para elaboração de Catálogos que contem a história dos Jogos através de itens olímpicos, como relatórios oficiais, livros, pins, tochas, medalhas, diplomas e selos etc. Também o professor Lamartine DaCosta, organizador do Atlas do Esporte no Brasil.

Neste domingo, os pesquisadores que ainda estavam em Manaus foram apresentados por Gesta ao presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, na cidade para a Assembleia do COB, marcada para amanhã na capital amazonense.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.