Fabiana Murer conquista o pódio na Copa Continental na Croácia 04|09|2010 - 17:15 | Benê Turco - Assessor de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Fabiana Murer ganha bronze na Copa Continental, na Croácia (Alexandre Loureiro/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Fabiana Murer conquistou a medalha de bronze na Copa Continental de Atletismo - antiga Copa do Mundo -, disputada neste fim de semana na cidade croata de Split. Assim, ela fecha uma temporada de ouro, em que colecionou os mais importantes títulos internacionais, como o Mundial Indoor e a Diamond League.

O salto com vara foi a prova mais demorada deste primeiro dia da Copa Continental. Uma das primeiras a começar, pouco depois das 17 horas, foi a última a terminar. Isto porque a prova teve atletas que começaram a saltar com marcas bem iniciais. A própria alemã Liza Ryzih, que terminou com a medalha de prata, começou com a barra à altura de 3,80 m. As favoritas, Fabiana Murer e a russa Svetlana Feofonova, iniciaram na marca de 4,35 m.

Fabiana passou 4,35 m na terceira tentativa e 4,50 m na segunda. Ela errou duas vezes em 4,60 m e guardou o direito de dar mais um salto para a marca de 4,70 m. Mas errou novamente e garantiu a medalha de bronze. Já Svetlana passou 4,70 m na terceira tentativa e levou a medalha de ouro. Foi a primeira vez que ela superou a brasileira numa decisão, já que Fabiana deixara a russa na segunda posição no Mundial Indoor de Doha, em março, e na Diamond League, no mês passado, em Zurique. Lisa Ryzih ganhou a prata com 4,60 m.

Svetlana Feofonova superou em 10 cm o recorde anterior da competição, que era 4,60 m e fora estabelecida por sua compatriota Yelena Isinbayeva há quatro anos, em Atenas. Fabiana subiu, assim, pela segunda vez no pódio da competição: ela ganhou prata em 2006, quando perdeu apenas para Isinbayeva, atual recordista mundial com 5,06 m.

Fabiana este ano ainda foi campeã do GP Brasil/Caixa, no Rio de Janeiro, com 4,75 m, e o Campeonato Ibero-Americano, em San Fernando (Espanha), com 4,85 m, recorde sul-americano e segunda melhor marca do ano.

Agora, ela volta ao Brasil para fazer sua última competição do ano, o Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, em São Paulo, maior campeonato de clubes na América Latina.

"Estou muito feliz com meus resultados, não vou esquecer nunca esta temporada", afirmou Fabiana, em entrevista ao jornalista cubano Javier Clavelo Robinson. "Agora vou competir no Troféu Brasil e depois pensar nas duas grandes competições de 2011, o PAN (Guadalajara) e o Mundial (Daegu)", disse a saltadora, na entrevista, em Split.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, cumprimentou Fabiana e seu treinador, Élson Miranda de Souza, por mais esta conquista da atleta. "A Fabiana merece dada um dos resultados que conquistou", disse Gesta.

"Os que acompanham o atletismo sabe o quanto é difícil manter uma evolução permanente, ainda numa das provas mais técnicas do esporte, como o salto com vara. Tudo isso é possível por sua dedicação, pelo trabalho do Elson, pelo apoio que a atleta tem de seu clube (BM&FBovespa) e dos programas da CBAt, patrocinados pela CAIXA. Ela será uma grande atração no Troféu Brasil", concluiu o dirigente.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.