aberta ao público, de medalhas de troféus conquistadas por grandes atletas brasileiros Principal colecionador de itens olímpicos da atualidade, o brasileiro Roberto Gesta de Melo está em contato com várias entidades, para viabilizar uma "Exposição Permanente", por várias cidades, com troféus, diplomas e medalhas conquistados por grandes atletas brasileiros em grandes competições.

A Exposição mostrará também sapatilhas e uniformes, utilizados por importantes nomes do esporte nacional, tanto do passado quanto outros mais recentes. Caso, por exemplo, dos medalhistas olímpicos Adhemar Ferreira da Silva, João Carlos de Oliveira, José Telles da Conceição, ou da campeã mundial e Fabiana Murer.

A ideia de Gesta é que, posteriormente, esse material faça parte de acervo permanente, a ser instalado provavelmente no Rio de Janeiro, como legado cultural dos Jogos Olímpicos de 2016 e para preservação da memória desportiva nacional.

Basicamente, explica Gesta, "o que queremos é mostrar às novas gerações as conquistas e a vida dos nomes que fizeram e fazem a grande história do Atletismo do Brasil".

A Galeria Olímpica RGM, em Manaus, possui o maior e mais variado acervo de itens olímpicos do mundo, como Relatórios oficiais dos Jogos Modernos, medalhas de premiação e participação, livros e documentos olímpicos, tochas dos Jogos de Inverno e de Verão, uniformes de atletas etc.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.