Fonte: CBAt
Maurren Maggi fica com o bronze no GP Caixa Governo do Pará 2011 (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Belém - A campeã olímpica Maurren Maggi, grande estrela da competição, não conseguiu repetir a boa marca de 6,87 m obtida em Doha, no Catar, há 10 dias. Ela fez 6,61 m na terceira tentativa e ganhou a medalha de bronze no salto em distância do GRANDE PRÊMIO CAIXA GOVERNO DO PARÁ 2011, disputado no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

A também brasileira Keila Costa, bronze no Mundial Indoor de Doha 2010, garantiu a medalha de prata na segunda tentativa, com 6,62 m. O ouro foi para a norte-americana Brianna Glenn, com 6,74 m.

"Queria a vitória e retribuir o apoio da torcida com um desempenho melhor, mas estou sinceramente feliz com a minha atuação. Consegui boa regularidade com três saltos parecidos (6,59, 6,60 e 6,61 m) e isso mostra que estou no caminho certo", disse Maurren, depois de agradecer todo o apoio do público com acenos. "Tenho apenas quatro semanas de treinamento sem interrupção por causa de contusões e a tendência e ir melhor em São Paulo e Rio de Janeiro."

Keila comemorou o segundo lugar e só lamentou não ter obtido o índice para PAN (6,69 m). "Estou muito feliz porque me recuperei na prova, conseguindo um bom resultado. Faltou pouco para o índice, mas ainda temos muito tempo pela frente", observou a pernambucana.

Feliz mesmo, porém, estava a norte-americana Brianna Glenn, finalista no Mundial de Berlim 2009. Com foco no Campeonato Norte-Americano, no fim de julho, que servirá de seletiva para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em agosto, ela admitiu vitória com um "gostinho" especial. "Estou orgulhosa de mim mesma por ter vindo ao Brasil e vencido a Maurren diante de sua torcida", afirmou, muito simpática e sorridente. "Meu foco é mesmo o Mundial da Coreia da Sul."

No salto com vara, o favorito Fábio Gomes da Silva, 2º no Ranking da IAAF 2011 com 5,80 m, ficou em 2º lugar, com 5,50 m. Ele foi superado pelo cubano Lázaro Borges, ganhador do ouro, com 5,70 m. O grande destaque, porém, foi o juvenil Thiago Braz, que quebrou o recorde brasileiro da modalidade, com 5,30 m, marca que lhe garantiu a medalha de bronze.

"Sentia que estava passando da hora de melhorar os 5,10 m, que eu tinha. Hoje, finalmente consegui chegar aos 5,30 m, o que me dá um ânimo maior ainda para treinar", lembrou o atleta, que ao lado de Fábio Gomes¸ fez um estágio de treinamento em Fórmia, na Itália, com o ucraniano Vitaly Petrov, o ex-treinador do fenômeno Serguei Bubka.

"Sei que estou preparado para conseguir uma marca melhor, mas infelizmente não deu. Foi a minha primeira competição do ano com 18 passadas. Espero ter uma performance melhor em São Paulo", explicou Fábio Gomes.

Nos 5.000 m masculino, o queniano Bisluke Kipkorir Kplagat surpreendeu. Especialista nos 3.000 m com obstáculos, ele correu pela primeira vez os 5.000 m e venceu, com 13:21.79. Ele se revezou na liderança da prova com o favorito David Kiprotich Bett, que acabou em segundo lugar, com 13:24.66. O sul-africano Tshamano Setone, terceiro colocado, chegou 10 segundos depois (13:34.62).

"Na verdade, acho que poderia ter obtido um resultado melhor. Mas estou contente porque é o primeiro 5.000 m de minha carreira", comentou. "Com mais experiência na prova, posso ir certamente melhor."

O brasileiro mais bem colocado foi o cearense Joilson Bernardo da Silva, que ficou em 9º lugar, com 14:00.60. Em Fortaleza, ele ficou em 4º, obtendo o índice para PAN do México, com 13:36.89.

Campeã do GP Caixa Unifor de Fortaleza, disputado na última quarta-feira, Cleopatra Borel, de Trinidad y Tobago, venceu novamente o arremesso do peso em Belém, com 18,68 m. "O Brasil me deu muita sorte e pena que não competirei mais aqui este ano. Estou alegre com minhas vitórias, embora sinta que meu treinamento justifique melhores marcas."

A melhor brasileira na prova foi Andrea Maria Britto, quinta colocada, com 16,08 m, atrás ainda de duas cubanas e uma húngara.

O GP Caixa Governo do Pará foi a segunda etapa das cinco que compõem o Brazilian Athletics Tour 2011. O Meeting de Belém é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo do Estado do Pará.

Mais informações no hotsite do evento no link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_para/default.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.