Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Elson, Petrov e Fabiana (Maiara Batista/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - Os brasileiros que participam do Camping Nacional do Salto com Vara da CBAt deram entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, na sede da Federação Paulista de Atletismo, na capital paulista. Fabiana Murer e Fábio Gomes, já convocados para a Olimpíada de Londres, assim como os técnicos Elson Miranda e Vitaly Petrov, foram os destaques.

Fabiana, campeã mundial indoor em Doha-2010 e ao ar livre em Daegu-2011, e Fábio, recordista sul-americano e finalista no Mundial, disseram que, para brigar por uma medalha em Londres-2012, terão de melhorar os seus resultados pessoais, o que implica em concentração total nos treinamentos.

"Com 4,85 m, meu recorde sul-americano, acho que chego ao bronze em Londres. Tenho certeza de que posso melhorar e atingir aos 5,00 m, para chegar mais tranquila aos Jogos Olímpicos", disse Fabiana, demonstrando não sentir nenhum tipo de pressão.

Fábio Gomes concorda com Fabiana. Com 5,80 m, seu recorde sul-americano, a esperança é chegar à final. "Meu objetivo é chegar à final olímpica e tentar fazer uma marca em torno de 5,90 m, o que me garantiria uma boa colocação", comentou o paulista.

O técnico Elson Miranda acha que o trabalho está no caminho certo. "Esses atletas têm se superado ano a ano e nossas expectativa é que melhorem novamente em 2012", comentou. "Por isso, essas clínicas com o Vitaly Petrov são tão importantes."

Petrov, uma referência mundial nos treinamentos no salto com vara, está otimista. Embora lembre o crescimento dos atletas da prova, de maneira geral, acha que os brasileiros podem evoluir mais. "A Fabiana, se chegar à Olimpíada em sua melhor forma física e técnica, pode fazer uma campanha brilhante", comentou o ucraniano, ex-técnico dos recordistas mundiais Sergei Bubka e Elena Isinbayeva.

Fabiana e Fábio só vão estrear na temporada nos GPs Caixa de Atletismo, em maio. "É muita ansiedade, estou com muita vontade de competir, mas sei que o trabalho que estou fazendo é de longo prazo e preciso ter paciência", disse Fabiana. "A gente sente falta da adrenalina da competição, mas é preciso conter a ansiedade", completou Fábio.

Os atletas abriram mão da temporada em pista coberta para se dedicar à campanha olímpica. "Estamos fazendo um trabalho muito criterioso, de correções de erros e treinamentos específicos, que é esperado um bom desempenho do grupo na temporada", lembrou Elson, que torce para Karla Rosa da Silva também conseguir índice para Londres (4,52 m) nos GPs.

Já o juvenil Thiago Braz, prata no salto com vara na Olimpíada da Juventude de Cingapura-2010 e ouro no Pan-Americano de Miramar, nos Estados Unidos em 2011, estreia na temporada no dia 31 de março, em São Paulo, buscando o índice de 5,12 m para o Mundial Juvenil de Barcelona, em julho. "Estou muito bem e acho que conseguirei o índice sem maiores problemas. No ano passado, saltei 5,31 m e agora tenho de melhorar esta marca", disse o atleta de Marília (SP), de 18 anos.

O Camping dos Atletas do Salto com Vara com Vitaly Petrov termina na segunda-feira 12, quando o ucraniano volta para a Europa. A clínica é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com apoio Fundo Olímpico, do COB. Petrov é consultor-¬técnico da CBAt. "O Vitaly é um dos maiores técnicos da história do atletismo mundial", elogiou Elson.

Assustado com a cobrança da imprensa por bons resultados do Brasil em Londres, Petrov, que se comunica num misto de inglês, italiano e russo, brincou: "Só se pensa em medalha neste país?"

Fabiana, Fábio, Karla e Thiago defendem a BM&FBovespa, campeã do Troféu BRASIL/CAIXA de Atletismo nos últimos 10 anos.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.